Aníbal quer ferrovia até Cruzeiro do Sul

O senador Aníbal Diniz (PT-AC ) fez um balanço positivo nesta segunda-feira (10/10) do seminário realizado durante o fim de semana, em Rio Branco, pela Comissão Mista de Orçamento (CMO)

Aníbal quer ferrovia até Cruzeiro do Sul

O senador Aníbal Diniz (PT-AC ) fez um balanço positivo nesta segunda-feira (10/10) do seminário realizado durante o fim de semana, em Rio Branco, pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), onde deputados estaduais, prefeitos e vereadores do Acre puderam discutir com os relatores os projetos estruturantes que podem contribuir para o desenvolvimento do estado. 

Na discussão da peça orçamentária de 2012 – o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) apresenta nesta terça-feira (11/10) na CMO seu relatório sobre as Receitas – e o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, Aníbal disse que entre as propostas contidas no Plano Plurianual é fundamental que a ferrovia Transcontinental atenda seu estado. “Inicialmente, a ferrovia iria até o Tocantins. Agora deverá chegar ao município de Vilhena, em Rondônia. Esperamos incluí-la no Plano Plurianual para que seja estendida até o município de Cruzeiro do Sul, no extremo oeste do Acre, para efetivamente integrar o território brasileiro de leste a oeste”, defendeu.

Aníbal agradeceu a presença, no seminário, do presidente da CMO, senador Vital do Rego (PMDB-PB), do senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator do PPA, do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), relator da Lei Orçamentária de 2012 e do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), relator das Receitas Orçamentárias.

Desenvolvimento
O senador Aníbal também comentou sobre a inauguração durante o fim de semana, pelo governador Tião Viana (PT), da ponte sobre o rio Tarauacá, situada entre os municípios de Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul. As obras, iniciadas nos últimos quatro anos, pelo ex-governador Binho Marques, facilitará e dará comodidade na ligação entre as regiões do Vale do Acre e do Vale do Juruá, travessia anteriormente feita por balsas.

Em aparte, o senador Jorge Viana (PT-AC) ressaltou que o Acre ajustou suas contas e os todos os esforços têm por objetivo reduzir as desigualdades sociais. “Devemos ter uma preocupação, que é construir as etapas que faltam da BR-364 com o Orçamento de 2012, para que possamos, juntos, mudar os indicadores econômico-sociais do Acre. Devemos nos juntar para ter a interligação de Cruzeiro do Sul a Pucallpa, no Peru, pela ferrovia, montando um sistema intermodal que também seja adequado do ponto de vista ambiental”, afirmou Viana.

Marcelo Antunes

To top