Encontro Nacional

Anne Karolyne é eleita a nova secretária de mulheres do PT

A eleição ocorreu neste domingo (8), durante o XII Encontro de Mulheres do PT, e foi disputada por cinco candidatas; Karolyne obteve 57% da votação, ou 371 votos

encontro de mulheres PT

Anne Karolyne é eleita a nova secretária de mulheres do PT

Foto: Agencia PT

Anne Karolyne Moura foi eleita a nova secretária de mulheres do PT. A eleição ocorreu neste domingo (8), durante o XII Encontro de Mulheres do PT, e foi disputada por cinco candidatas. Karolyne obteve 57% da votação, ou 371 votos.

A secretária eleita é do Amazonas, de ascendência indígena, e é fruto das cotas étnico-raciais. Foi integrante da Executiva Nacional do PT na última gestão e faz parte do Diretório Nacional. Ela conta que entrou na política durante o movimento secundarista, e nunca mais saiu, tendo vivido toda a sua juventude dentro do PT.

Em seu discurso, Karolyne reforçou a necessidade de unidade de todas as mulheres e de construção de uma pauta nacional. “Nós elegemos a primeira mulher presidenta deste país que foi golpeada em golpe machista e misógino e temos a primeira mulher presidenta do PT, e isso não é pouca coisa, esse é um legado para todas as mulheres do partido”, disse. “Nós queremos pensar o país como um todo e, principalmente, por eu ser da Amazônia, sei da necessidade de olhar o país em sua diversidade”

Anne reiterou que o empoderamento das mulheres é dos pontos mais importantes em sua gestão: “Queremos que a paridade também nos permita ocupar os cargos de direção. Outra pauta é o empoderamento das mulheres, para que a paridade também seja efetiva nas decisões do partido”.

Outro ponto destacado por ela é a campanha Partido Sem Machismo, lançada pela juventude do PT. As mulheres não querem mais se calar, o partido tem que ser sem machismo”, disse ela.

Ao entregar o cargo, Laisy Moriére, que foi secretária por dois mandatos, lembrou dos avanços das mulheres: a eleição da primeira presidenta do país, Dilma Rousseff, a conquista da paridade, a formação de um núcleo de mulheres do PT na Câmara e a eleição da senadora Gleisi Hoffmann como primeira presidenta nacional do PT. Ela reforçou a tese da unidade e da hegemonia do partido: “Quando as mulheres do partido têm unidade, o PT avança”, disse ela.

A senadora Fátima Bezerra (PT/RN) esteve no evento e disse que o encontro Nacional é o coroamento do exercício democrático que acontece dentro do PT. “Esse Encontro mostra a vitalidade da história de luta das mulheres do partido. Mais do que nunca, nesses tempos de exceção que estamos vivendo, é muito importante esse protagonismo das mulheres. Elas que tiveram um papel estratégico na resistência contra o golpe parlamentar midiático jurídico, que caçou o mandato da primeira mulher presidente do Brasil”.

Resultado final do Encontro Nacional de Mulheres do PT

Anne Karoline: 371 votos
Liliane Oliveira: 169 votos
Kátia Guimarães: 61 votos
Wilma: 39 votos

Chapa 280: 376 votos
Chapa 240: 162 votos
Chapa 290: 53 votos
Chapa 220: 47 votos

Com informações da Agência PT

To top