Construtor da nacionalidade

Antonio Candido, lutar sempre em sua memória

Formador de grande parte da intelectualidade brasileira do século passado, Antonio Candido deixa um legado indelével na alma da nação brasileira
Antonio Candido, lutar sempre em sua memória

Foto: Divulgação

Em nota, a Bancada do PT no Senado Federal lamenta a morte de Antonio Candido, um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Sociólogo brilhante, colega de Florestan Fernandes, analista criativo da literatura brasileira e militante político foi um dos fundadores do PT. Veja a nota na íntegra.

Nota

É com profunda tristeza que a Bancada do PT no Senado recebe a notícia da morte de um dos mais importantes intelectuais brasileiros: Antonio Candido.

Sociólogo brilhante, colega de Florestan Fernandes, analista criativo da literatura brasileira, militante político, um dos fundadores do PT, Antonio Candido era uma dessas grandes figuras humanistas que se dedicam a vida inteira a pensar e agir pelo bem do próximo.

Formador de grande parte da intelectualidade brasileira do século passado, Antonio Candido deixa um legado indelével na alma da nação brasileira.

Em sua longa vida dedicada ao Brasil e ao seu povo, sempre se manteve firme ao lado das causas populares e do socialismo.

Para ele, o importante era lutar. Dizia para os que esmorecem: “O socialismo é uma finalidade sem fim. Você tem que agir todos os dias como se fosse possível chegar ao paraíso, mas você não chegará. Mas se não fizer essa luta, você cai no inferno”.

Em tempos de golpe contra a democracia e contra o povo, essa é uma lição preciosa: se condena quem cessa de lutar.

Certa vez, perguntaram a Antonio Candido qual era o dever da atual geração. Respondeu: “Ter saudade. Vocês pegaram um rabo de foguete danado”.

De fato, com esse terrível golpe, toda a nação pegou um “rabo de foguete danado”.

Mas a Bancada do PT no Senado afirma que, como Antonio Candido, nunca vai deixar de lutar pelo povo brasileiro, e que sempre sentirá uma saudade enorme dele.

Bancada do PT no Senado.

To top