Aos 40 anos, Embrapa comemora a criação de novos projetos

Criada na década de 70, a Embrapa tem como seu maior patrimônio o desenvolvimento de estudos técnicos voltados para a produção de alimentos.


Ao completar 40 anos, a empresa comemora
a data apresentando novos projetos e com
a assinatura de convênios que vão dar mais
visibilidade ao trabalho realizado

Criada na década de 70, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem como seu maior patrimônio o desenvolvimento de estudos técnicos voltados para a produção de alimentos e equipamentos destinados a aumentar a produção e, consequentemente, a renda obtida pelo País. Ao completar 40 anos, a empresa comemora a data apresentando novos projetos e com a assinatura de convênios que vão dar mais visibilidade ao trabalho realizado.

Na próxima quarta-feira (24), na sede da empresa em Brasília, acontecerá a solenidade de lançamento do Sistema Agropensa, uma plataforma de inteligência dedicada a interagir com atores e agentes internos e externos à empresa para produzir e difundir conhecimentos estratégicos ao desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira. A plataforma auxiliará no delineamento de cenários prospectivos e na identificação de tendências do setor agropecuário. O conhecimento gerado contribuirá para orientar a decisão e o planejamento da empresa.

A agenda de prioridades da Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas (UmipGenClima) também será apresentada. A parceria de cooperação inédita no Brasil foi firmada entre Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no final de 2012, para prospectar tecnologias genéticas e biotecnológicas para o desenvolvimento de plantas melhor adaptadas às mudanças climáticas. Quinze pesquisadores das duas instituições estão trabalhando na identificação de genes existentes nos mais diversos organismos, que possam ser introduzidos em plantas para que elas resistam a ambientes estressantes.

Outra atividade prevista é a apresentação da estratégia de produção sustentável integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Esses sistemas integram atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação, buscando sinergia entre os componentes do agroecossistema. É uma das tecnologias que fazem parte do “Plano Setorial para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura”, que visa contribuir com os compromissos voluntários assumidos pelo Brasil de redução das emissões de gases de efeito estufa.  Nos sistemas, o solo pode ser explorado economicamente durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a um custo mais baixo, devido à relação que se cria entre lavoura e pastagem.

Também será assinado, durante a solenidade, contrato com o Canal Rural e a empresa R3Zis para licenciamento do WebAgritec. O sistema criado pela Embrapa agrega vários produtos gerados pela pesquisa. Conta com módulos que permitem uma visão geral do sistema produtivo e orientam o usuário no planejamento e acompanhamento da cultura escolhida. Espera-se que os serviços e as informações disponíveis nesta tecnologia auxiliem o produtor a minimizar os riscos inerentes da produção agrícola, melhorando a produtividade média. A parceria possibilitará a utilização do sistema por produtores e demais usuários interessados.

Cooperação
A implementação da Aliança Para Inovação Agropecuária é o objetivo do termo de cooperação que a Embrapa assina com o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa). As duas instituições são as protagonistas da união que tem por objetivo revitalizar o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária. Trata-se de uma ferramenta com estratégias compartilhadas, governança mais ágil e focada no mercado de inovações. Por meio dessa aliança, poderão constituir novos portfólios e contar com infraestrutura compartilhada, laboratórios multiusuários e campos experimentais avançados. A Aliança congrega 18 instituições estaduais reunidas no Consepa e contará com o apoio dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O orçamento inicial terá R$ 60 milhões para investimento.

Copa 2014
Também acontecerá a assinatura do termo de cooperação entre a Embrapa e o Ministério do Esporte, para desenvolvimento da campanha “Alimentos do Brasil” durante a Copa 2014. O mundial será uma oportunidade para divulgar a diversidade brasileira na oferta de alimentos. O objetivo é mostrar a capacidade do País em desenvolver pesquisa científica de modo sustentável, ampliar a produtividade e a qualidade dos alimentos. 

Resultado
Segundo relatório que analisou o impacto de tecnologias desenvolvidas, para cada real investido na Embrapa em 2012, R$ 7,80 retornaram à sociedade brasileira na forma de tecnologias, conhecimento e empregos. Para se chegar a esse valor foram avaliados os impactos econômicos de 103 tecnologias e de 227 cultivares desenvolvidas e transferidas para a sociedade, que representam 97,62% do lucro social demonstrado, de R$ 17,69 bilhões. A Receita Operacional Líquida atingiu R$ 2,26 bilhões, 10,02% acima do valor obtido em 2011.

As 103 tecnologias avaliadas no balanço social 2012 foram responsáveis pela geração de 70.539 empregos. De acordo com o relatório, esse é um patamar mínimo, pois a Embrapa desenvolveu e transferiu milhares de produtos, tecnologias e serviços para a sociedade brasileira, gerando um impacto não calculado. No ano passado foram realizadas 1.132 ações sociais, sendo 225 de agricultura familiar, 24 beneficiando comunidades indígenas, 349 ações externas de educação e formação profissional, 108 de meio ambiente e educação ambiental, 48 de reforma agrária, 86 de segurança alimentar, 47 de apoio comunitário, 143 ações internas de educação e formação profissional e 102 de saúde, segurança e medicina no trabalho.

A Embrapa manteve 24 projetos de comunicação e 143 de transferência de tecnologia em andamento ao longo de 2012 e os pesquisadores publicaram 3.534 artigos e 24 notas técnicas, 2.230 artigos científicos em periódicos indexados, 519 artigos de divulgação na mídia e 732 capítulos em livros técnicos e científicos. Na área de comunicação, foram publicadas mais de 25 mil matérias em veículos impressos e na internet. Na televisão, foram veiculadas mais de 1,7 mil matérias sobre a empresa.

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