Justiça social

Aprovada licença paternidade de 20 dias com benefícios previdenciários

Senadora Teresa Leitão afirma que mudança é uma conquista de homens, mulheres e da família

Geraldo Magela/Agência Senado

Aprovada licença paternidade de 20 dias com benefícios previdenciários

Teresa: licença paternidade é conquista da família

A luta pela equidade de gêneros e pelos direitos parentais teve importante avanço nesta quarta-feira, (3/12) com a aprovação na Comissão de Assuntos Sociais do projeto que amplia de 5 para 20 dias a licença paternidade, com concessão do benefício previdenciário correspondente.

A proposta insere artigos específicos na CLT para regulamentar a licença, que será ampliada progressivamente. Além da ampliação do tempo, o projeto institui o salário-paternidade financiado pelo sistema de seguridade social, tal como ocorre com a licença-maternidade.

Durante os debates, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) disse que a mudança contribui para a equidade entre os gêneros, uma vez que, “a não ser pela configuração social”, não há trabalho doméstico intrinsicamente feminino.

“Hoje discutimos esse assunto em um patamar diferente, em que as mulheres trabalham fora, têm duplas ou triplas jornadas. Não dá para a gente desproteger aqueles homens que certamente usarão muito bem essa licença paternidade por conta de alguns que possam desvalorizar essa conquista. Não é uma conquista só dos homens: é uma conquista dos homens, é uma conquista das mulheres, é uma conquista da família. Vamos ver os defensores da família como se conduzem, não é?”, analisou.  

To top