Assuntos Sociais

Aprovada possibilidade de redução da jornada de trabalho sem diminuição de salário

Segundo relator da matéria, Paulo Paim, proposta possibilita gerar novos postos de trabalho e, consequentemente, reduzir as taxas de desemprego

Divulgação

Aprovada possibilidade de redução da jornada de trabalho sem diminuição de salário

No parecer, Paulo Paim destaca que pesquisas demonstram os benefícios da redução da jornada de trabalho. Entre elas, ganhos de produtividade

A jornada de trabalho no Brasil poderá ser reduzida sem alterar o valor dos salários. Uma proposta neste sentido (PL 1.105/2023), relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovada nesta terça-feira (12/12) na Comissão de Assuntos Sociais.

O texto modifica a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e possibilita a redução da hora trabalhada diário ou semanal sem qualquer redução salarial – desde que feita por meio de acordo ou convenção coletiva.

Apesar desse tipo de acordo já ser previsto na legislação atual, o relator aponta que a CLT não deixa explícito os detalhes dessa relação.

“A presente proposição sana uma lacuna legal no tocante à possibilidade de redução de jornada sem redução salarial. A proposta ainda abre a possibilidade de gerar novos postos de trabalho e, consequentemente, reduzir as taxas de desemprego e proporcionar uma melhor distribuição de renda”, explica o senador, no parecer.

Paim alterou o texto original, do senador Weverton (PDT-MA), com o intuito de não prejudicar o trabalhador remunerado por hora. Com isso, evita-se qualquer possível prejuízo na remuneração de quem trabalho menos horas por semana.

Além disso, o senador acatou emenda autorizando que as horas reduzidas possam ser compensadas, conforme acordo entre as partes, com a anuência das respectivas entidades sindicais. Assim, não seria necessária convenção coletiva para discussão do tema.

Outra alteração aceita pelo relator até prevê reduzir a jornada de trabalho e reduzir salários, mas apenas se tal medida for aprovada em convenção coletiva sindical – por exemplo, em casos onde a empresa esteja com dificuldades financeiras.

Produtividade

No parecer, Paulo Paim destaca que pesquisas demonstram os benefícios da redução da jornada de trabalho. Entre elas, ganhos de produtividade, estimulando o crescimento econômico e melhorando a saúde mental e física do trabalhador.

“Diversos países já discutem um modelo laboral com redução da jornada de trabalho sem cortes nos salários, entre eles França, Alemanha, Espanha, Dinamarca. A redução da jornada de trabalho sem redução de salários é uma reivindicação histórica do movimento sindical brasileiro, de todos os trabalhadores e trabalhadoras”, aponta o parlamentar.

A redução na jornada de trabalho pode gerar mais de três milhões de novos postos de trabalho, de acordo com pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) citada pelo parlamentar em discurso no Senado.

Caso não haja manifestação dos senadores e senadoras, matéria seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

To top