O plenário do Senado confirmou a aprovação da autorização para que o estado do Piauí contrate um empréstimo de US$ 350 milhões do Banco Mundial (BIRD), para financiar um programa de desenvolvimento sustentável. “São recursos essenciais para concretizar o imenso potencial de crescimento do Piauí”, afirmou o senador Wellington Dias (PT-PI), que defendeu a aprovação da matéria.
Wellington, que governou o estado entre 2003 e 2010, destacou que esse empréstimo vai significar um impulso à economia do estado, que triplicou seu Produto Interno Bruto em uma década. “Temos grandes perspectivas nas áreas agrícolas e de mineração. Esses recursos vão garantir a continuidade e o aprofundamento desse crescimento”.
O senador agradeceu o empenho do relator da matéria, José Pimentel (PT-CE) e elogiou a sensibilidade do senador Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos – onde o crédito foi aprovado pela manhã -, pela celeridade com que a proposta tramitou na comissão. A votação da Mensagem 30/2012 foi acompanhada pelo governador do Piauí, Wilson Martins. Os três senadores piauienses — Wellington, Ciro Nogueira (PP) e João Vicente Claudino (PTB) — apresentaram um requerimento de urgência para a apreciação da matéria no Plenário do Senado, também aprovado por unanimidade.
Cyntia Campos