Aprovado projeto de acesso alternativo ao ensino superior

Iniciativa faz parte do programa Jovem Senador, que permite que estudantes façam sugestões de leis.

Aprovado projeto de acesso alternativo ao ensino superior

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), aprovou na reunião desta quinta-feira (24/05), anteprojeto (Sugestão 24/11) que tem o objetivo de incluir programas de avaliação seriada, realizados por meio de exames ao final de cada ano do ensino médio público e privado, como processo alternativo ao vestibular para o acesso a cursos de graduação de instituições federais de educação superior.

O mecanismo de avaliação seria algo parecido com o Programa de Avaliação Seriada (PAS), utilizado como processo alternativo para acesso à Universidade de Brasília (UnB). Com isso, seriam aplicadas provas ao final de cada ano do ensino médio e sendo alcançada determinada nota com o cálculo da média dos três anos possibilitaria o aluno a ingressar na universidade.

Para isso, a proposta apresentada pela aluna Jéssica Renata Perez, no âmbito do programa Jovem Senador, pretende alterar a Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira (LDB) -, acrescentando parágrafo único ao art. 51.

De acordo com a proposição da Jovem Senadora, esse mecanismo de avaliação para o ingresso no ensino superior “pode imprimir maioranarita_2504 equidade ao processo seletivo, além de contribuir para a eliminação da tensão pré-vestibular”, explica na sua justificativa.

Em seu relatório, a senadora Ana Rita considera meritória a sugestão da Jovem Senadora e acredita que a proposta “representará avanço nas políticas públicas da educação”. Porém, Ana Rita enfatizou que a matéria merece melhorias que possam garantir que sejam mantidos outros mecanismos de acesso ao ensino superior.

“A proposição merece o aperfeiçoamento de possibilitar que o vestibular continue sendo uma das formas de acesso ao ensino superior. É sabido que o ingresso dos brasileiros na faculdade pode dar-se tardiamente, anos ou décadas após a conclusão do ensino médio, o que torna inviável a aplicação de modalidade seriada de ingresso na formação superior para essas pessoas”, ressalta Ana Rita.

Tramitação
A Sugestão 24/11, aprovada pela CDH, passa agora a tramitar como Projeto de Lei do Senado, tendo como autor a própria Comissão de Direitos Humanos, necessitando ser aprovada mais uma vez para seguir sua tramitação.

Saiba mais:

Conheça a Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira (LDB)

Veja o anteprojeto aprovado pela CDH (Mensagem 24/11)

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