Atividade industrial tem maior crescimento em três anos

A CNI revelou que o número de horas trabalhadas subiu 2,9% em abril, maior expansão para o período desde 2010.


Para a CNI, as medidas mostram que a
indústria está retomando o crescimento
em consequência do aumento dos
investimentos

A atividade industrial registrou o maior crescimento em três anos, segundo pesquisa divulgada, nesta terça-feira (11), a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados revelam uma atividade mais intensa do que no início do ano. De acordo com os Indicadores Industriais, pesquisa mensal sobre o desempenho do setor, o número de horas trabalhadas (que mede a produção industrial) aumentou 2,9% em abril na comparação com março. A expansão é a maior de um mês para o outro desde março de 2010, quando o indicador tinha avançado 3%. Em relação ao mesmo mês de 2012 houve avanço de 5,5% em abril.

Os dados são desassonalizados e, portanto, desconsideram as oscilações típicas de determinada época do ano. Segundo a CNI, houve crescimento das horas trabalhadas em 17 dos 21 setores da indústria pesquisados. Em março, apenas seis segmentos tinham registrado aumento no indicador.

O desempenho positivo também refletiu-se em outros indicadores divulgados pela CNI. O faturamento real – descontada a inflação – da indústria aumentou 5% em abril em relação a março. Essa expansão recuperou o nível registrado em agosto do ano passado, quando o crescimento também tinha ficado em 5%. Nos quatro primeiros meses do ano, o faturamento real aumentou 6,8% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2012.

O emprego industrial cresceu 0,7%, sem retração pelo oitavo mês seguido, crescendo 1,1% ante abril do ano passado. A massa salarial da indústria aumentou 0,4%, com alta pelo terceiro mês consecutivo. A utilização da capacidade instalada atingiu 83,3% em abril. De acordo com a CNI, é o maior nível desde junho de 2011.

“Os números mostram recuperação que abrange todos os setores. Os dados estão positivos”, afirmou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, após se reunir com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. De acordo com Andrade, algumas das medidas tomadas pelo governo ao longo do ano passado, como a desoneração da folha de pagamentos, começam a dar resultados e o setor apresenta aumento do faturamento, horas trabalhadas e massa salarial. “É um crescimento lento, porém consistente”.

Já o nível de emprego dessazonalizado avançou 0,1% em abril, na comparação com o mês anterior, e teve expansão de 1,1% ante abril de 2012.

O presidente da CNI enfatizou ainda o aumento dos investimentos, principalmente no setor de máquinas e equipamentos. Para Andrade, as medidas mostram que a indústria está retomando o crescimento em consequência do aumento dos investimentos.

Robson Andrade apresentou ainda ao ministro um mapa estratégico da indústria, projetando aonde o setor quer chegar em 2022. “O mapa mostra aonde a indústria de transformação pode chegar no Brasil de maneira a recuperar o espaço que foi perdido nesses últimos anos.”

No encontro com Mantega, o presidente da CNI pediu ainda a desonerações para setores que não foram contemplados e para alguns investimentos, como os feitos no setor de energia elétrica, com a construção de pequenas centrais hidráulicas.

Informações da Agência Brasil

Foto: www.sermateczaninionline.com.br 

To top