Ato ‘Fora Temer, Diretas já’ leva mais de 50 mil pessoas às ruas em São Paulo

Ato ‘Fora Temer, Diretas já’ leva mais de 50 mil pessoas às ruas em São Paulo

Manifestação se concentrou na avenida Paulista e marchou até o Ibirapuera; Este é o 14º dia de protesto contra o golpe e por eleições legítimas em SPA jornada de mobilizações contra o golpe e pela eleição direta para presidência do Brasil aumenta a cada dia. Neste domingo (11), milhares foram às ruas se manifestar e a avenida Paulista, em São Paulo, teve a maior adesão, com cerca de 60 mil pessoas.

Desde que o Senado sinalizou que votaria pelo impedimento da presidenta Dilma Rousseff, apesar da inexistência de crime de responsabilidade, cresce o número de manifestantes. Em São Paulo, onde os atos têm acontecido diariamente desde 29 de agosto.

São Paulo concentrou o maior ato do país, e contou com a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão. Estavam o prefeito Fernando Haddad (PT), a primeira-dama e coordenadora do São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, o ex-senador e candidato à vereador pelo PT Eduardo Suplicy, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), entre outras lideranças que se posicionaram contra o golpe.

“Nas últimas duas semanas, o povo e a juventude tem tomado as ruas de todo país pelo Fora Temer”, afirmou o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos, presente na manifestação em São Paulo. “A polícia tentou reprimir achando que ia esvaziar as ruas, mas continuamos nas ruas e as mobilizações só cresceram. Por Fora, Temer, diretas já e nenhum direito a menos.”

Neste domingo a polícia chegou a causar tumulto quando prendeu dois militantes acusados de portar objetos usados para vandalismo, além de um fotógrafo. Apesar da confusão causada pela PM, o ato seguiu sem problemas, sob gritos de “não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da polícia militar”.

O prefeito de São Paulo foi recebido aos gritos de “Haddad, de novo, com a força do povo”. Pediu que a população não vote em candidatos que mudaram de lado e apoiaram o golpe e relembrou a campanha pelas Diretas iniciada em 1983.

Haddad contou que, quando o Congresso Nacional rejeitou a Emenda Constitucional Dante de Oliveira, em 1984, que estabelecia eleições diretas, o povo foi para as ruas protestar e a Polícia Militar reprimiu a população. O secretário de Segurança Pública, na época, era o próprio Temer.

“O que está em jogo hoje no Brasil, em 2016, é que querem suprimir o direito de eleger um presidente, são as conquistas de 88 e 89 no Brasil”, afirmou Haddad.

Ao conversar com a militância, Eduardo Suplicy propôs que o governo usurpador pergunte, junto das eleições municipais de 2 de outubro, se a população quer convocar “eleições livres e diretas” para escolher o novo presidente ou presidenta do Brasil, pois Temer não tem legitimidade.

“Não há nada que preocupe mais o Temer que as manifestações de rua”, disse Lindbergh. “Estamos aqui para protestar contra um governo golpista que quer barrar a Lava Jato e retirar os direitos dos trabalhadores”, completou a senadora Vanessa.

“Eles têm esta agenda de retirar direitos. Só uma agenda pelo golpe pode ser implementada, porque democraticamente conseguiriam (…) Através da repressão, estão tentando desestimular as pessoas a vir”, afirmou Paulo Teixeira.

Chegando no Monumento às Bandeiras, Boulos afirmou que já havia dois advogados com os manifestantes que foram presos e repudiou a ação da PM. “Queremos dizer ao governador fascista e ao comando da PM que, se acreditam que vão nos intimidar com esse tipo de provocação, estão muito enganados. A luta vai continuar”, afirmou o líder do MTST.

Ao final do ato, os manifestantes foram questionados por Boulos se continuariam mobilizados e um novo ato foi marcada para o próximo domingo (18), às 14h, também na avenida paulista. O dia terminou com apresentações musicais de Tiê e Teatro Mágico, que apoiam a luta contra o golpe.

Agência PT de Notícias

Leia mais:

Neogovernistas rompem acordo para aprovar medidas que prejudicam a população

Cai Osório, mais um ministro golpista, por ter se interessado demais com colegas citados na Lava Jato

To top