Ato político na Câmara e exposição integram comemorações de 33 anos do PT

Entre os principais registros da mostra estão
fotografias que retratam momentos históricos
do partido

Um ato político em comemoração aos 33 anos do PT acontece nesta semana, na Câmara. O ato será no dia 27, quarta-feira, às 17h, no Hall da Taquigrafia. O ato acontece na véspera do encerramento da exposição comemorativa dos 33 anos do PT que está montada, desde o dia 18, no corredor de acesso ao plenário.

Na exposição, dezenas de fotos marcantes contam a história do partido desde a luta operária por melhores condições de trabalho no final da década de 1980, até as vitórias do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2002 e 2006, e Dilma Rousseff, em 2010.

Para o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), “a exposição é uma marca belíssima da história de luta do partido e a comprovação do legado positivo que o PT tem deixado para o País”, afirmou. A exposição PT 33 anos permanece na Câmara até o dia 28 de fevereiro.

Entre os principais registros da mostra estão fotografias que retratam momentos históricos do partido. Dentre eles, as manifestações organizadas em plena ditadura militar por líderes operários do ABC, comandados por Luiz Inácio Lula da Silva, além da reunião de fundação do partido, ocorrida em 10 de fevereiro de 1980 no Colégio Sion em São Paulo.

Também são destaques momentos marcantes da história do País que contaram com a participação decisiva do PT, como a campanha das Diretas Já; a primeira eleição para presidente após a ditadura militar, em 1989; e o impeachment de Fernando Collor, em 1992. As fotografias mostram ainda as batalhas enfrentadas pelo partido nas eleições majoritárias e proporcionais em todo o Brasil.

Eleições – Dentre os momentos eleitorais, as fotografias registram a ascensão experimentada pelo partido junto ao povo brasileiro. Desde as eleições de 1994 e 1998, que consolidaram a imagem do partido, até as emocionantes vitórias de Lula em 2002, e a reeleição em 2006. A mostra termina com os registros fotográficos da passagem da faixa presidencial de Lula para Dilma, em 2010, além da recepção popular a primeira mulher na história a comandar o País.

PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra

Veja o vídeo 10 anos do PT no Governo

{youtube}7BJzqC7BosI{/youtube}

To top