Desmonte

Austeridade é devastadora para área rural do País

Cortes em programas sociais ocasionou a volta de 50 milhões à pobreza
Austeridade é devastadora para área rural do País

Foto: Thomas Bauer/CPT

Raimundo Miranda, 61 anos, é um pequeno agricultor e produtor de mel que vive com a mulher e três filhos na casa que construiu perto da cidade de Campos Lindos, no Tocantins. Até 2016, sua esposa recebia apoio econômico do programa Bolsa Família, mas o benefício foi cortado subitamente. “Tudo isso é tão doloroso para nós”, disse. Em muitos dias, a família luta para levar comida à mesa.

A partir de 2016, mais de 50 milhões de brasileiros passaram a viver em situação de pobreza, com uma renda de 387 reais por mês, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O programa Bolsa Família beneficiou cerca de 14 milhões de famílias em 2013 — o que equivale a um quarto da população do País. O programa é reconhecido internacionalmente como um dos maiores e mais bem-sucedidos do mundo.

Em 2016, o presidente Michel Temer se comprometeu a reduzir em 10% o número de pessoas que recebiam o benefício. “O que o governo federal sempre defendeu foi a necessidade imperativa da aplicação correta dos recursos públicos”, disse um porta-voz do governo. “Quando a atual administração assumiu, implementou o maior pente fino do programa em sua história e descobriu que havia 1,1 milhão de benefícios sendo pagos incorretamente”.

Confira a íntegra da matéria

 

To top