Avião militar da Embraer completa seu primeiro voo

KC-390 é o maior jato já produzido na América LatinaO avião cargueiro KC-390, da Embraer, completou com sucesso, nesta terça-feira (3) seu primeiro voo. O novo jato militar foi um dos maiores desafios tecnológicos vencidos e é o maior avião já desenhado pela empresa. Foi projetado para realizar missões militares de transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.

:: Da redação4 de fevereiro de 2015 13:30

Avião militar da Embraer completa seu primeiro voo

:: Da redação4 de fevereiro de 2015

A expectativa é de fazer a primeira entrega para a FAB (Força Aérea Brasileira) no final de 2016. A FAB deve receber toda a encomenda até 2023.

 O voo inaugural foi realizado em Gavião Peixoto e durou 1 hora e 25 minutos. Até o final de 2016, o avião deverá realizar cerca de 2 mil horas de voo. Em seu primeiro voo, o avião realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas, tendo sido beneficiado por uma campanha avançada de simulações e de extensivos testes em solo.

“Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmos a tarefa que nos foi confiada. O KC-390 é resultado de uma estreita cooperação com a Força Aérea Brasileira e conta com outros parceiros internacionais, representando provavelmente o maior desafio tecnológico que a Empresa já enfrentou em sua história. Estamos verdadeiramente realizados por atingir este importante marco”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.

Sobre o KC-390

O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira. Trata-se de uma aeronave projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países, totalizando mais 32 aeronaves.

Com informações da Embraer e das agências de notícias