Bahia lidera Nordeste na geração de emprego nos primeiros meses do ano

A Bahia criou, no mês de abril deste ano, 7.847 empregos celetistas. Nos quatro primeiros meses de 2012, já são 22.609 novos postos de trabalho, colocando o estado com o melhor desempenho absoluto da região do Nordeste. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (17), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) destaca que 70% dos empregos foram gerados nos municípios do interior da Bahia, “numa concepção correta de desconcentrar a economia, e de alinhar as políticas entre os governos federal e estadual para ampliar o mercado de trabalho”.

O parlamentar lembra que países com economia forte passam por tribulações nesse ano de crise internacional, mas a Bahia segue liderando a geração de empregos no Nordeste. “Nosso esforço no Senado é trabalhar para este cenário continuar, com ampliação dos investimentos em infraestrutura e atração de mais investimentos para que novos postos de trabalho sejam abertos em 2012”, disse Pinheiro.

77 municípios do interior baiano com mais de 30 mil habitantes geraram 5.520 postos, o equivalente a 70,3% do total. Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, isso demonstra crescimento econômico além da Região Metropolitana de Salvador.

Crescimento econômico – No último mês de abril, Salvador liderou a geração de emprego no estado com um saldo de 2.149 postos com carteira assinada, seguido por Juazeiro, com 1.817; Teixeira de Freitas, 932; Feira de Santana, 870; e Camaçari, 676 vagas. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) registrou um acréscimo de 2.327 empregos formais (+ 0,27%).

O crescimento do número de vagas no estado, no referido período, foi equivalente à elevação de 0,47% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Tal resultado decorreu, principalmente, da expansão do emprego nos setores da agropecuária (+2.575 postos), de serviços (+1.843 postos), da indústria de transformação (+1.571 postos) e da construção civil (+1.153 postos).

De acordo com o Caged, na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos últimos 12 meses, foram gerados 60.827 postos de trabalho na Bahia. Os dados do Caged do mês de abril serão detalhados no relatório mensal elaborado pelo Observatório do Trabalho da Bahia, que será publicado, em breve, no site da Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte da Bahia (Setre).

Com informações da Secom/BA

To top