Bahia: parceria entre estado e União enfrenta seca

“Podemos empreender esforços conjuntos para melhorar a realidade das pessoas que convivem com longos períodos de estiagem”, avalia Pinheiro.

O Governo Federal está intensificando o apoio ao governo da Bahia para viabilizar ações de combate aos efeitos da seca. O estado, que tem cerca de 70% de seu território no Semiárido e enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos, investimentos em intervenções emergenciais e em programas e obras estruturantes.

“Não podemos acabar com a seca, que é um fenômeno natural, mas podemos empreender esforços conjuntos para melhorar a realidade das pessoas que convivem com longos períodos de estiagem na nossa Bahia”, avalia o senador Walter Pinheiro (PT-BA),

Já estão em andamento as obras de quatro adutoras, que deverão levar água para o consumo humano, animal e para a irrigação a regiões mais afetadas pela estiagem. Na última terça-feira, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, anunciaram mais uma série de medidas de apoio aos produtores rurais do estado.

São ações nas áreas de dessedentação animal — açudes bebedouros, e outras fontes para mitigar a sede dos rebanhos — apoio à agricultura familiar (crédito, fornecimento de maquinário, melhoria viária), além da distribuição de cestas básicas e contratação de carros pipas, entre outras.

Em Brasília, Pinheiro continua empenhado na luta por mais recursos para o enfrentamento dos efeitos da seca na Bahia, principalmente para viabilizar ações perenes, como a continuação das obras de barragens, adutoras e sistemas de abastecimento de água.

Ele tem trabalhado junto ao governo federal para garantir a liberação de R$ 118 milhões para a implantação de projetos da Embasa (Empresa de águas e Saneamento do Estado), previstos no PAC 1, além de mais R$ 25 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário para aquisição de novas máquinas. Outra frente destacada por Pinheiro é a articulação junto ao Ministério da Fazenda para a renegociação das dívidas dos agricultores junto ao Programa Nacional de Agricultura Familiar.

       Com informações da Assessoria do senador Walter Pinheiro

To top