economia

Balança comercial do Brasil continua com números favoráveis

País vem conseguindo driblar efeitos do tarifaço e manter superávit nas transações comerciais

Agência Brasil

Balança comercial do Brasil continua com números favoráveis

Milho foi um dos produtos que impulsionou o crescimento das exportações brasileiras

Números do comércio exterior divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central e pela Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), apontam cenário positivo para o setor. Os indicadores são de um crescimento de 8,4% nas exportações do país, atingindo 20 bilhões de dólares em janeiro.

O registro da balança comercial contabiliza um total de 3,84 bilhões de dólares, representando um crescimento de 126% em relação a janeiro do ano passado. Segundo o MDIC, até a quarta semana deste mês, houve um crescimento de 16,2% na agropecuária, de 11,6% na indústria extrativista e de 4,6% na indústria de transformação.

O senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou os números divulgados pelo governo.

 “Começar 2026 registrando um superávit de US$ 3,84 bilhões é prova da solidez da nossa capacidade comercial. O presidente Lula, a despeito do tarifaço imposto por Trump, conseguiu mediar a situação com diplomacia, melhorar o ambiente comercial com os Estados Unidos e nos abrir cerca de 500 novos mercados. É algo singular na nossa história, que mostra a robustez brasileira para o mundo”, enfatizou Humberto.

A comparação entre dezembro de 2025 e o mesmo mês de 2024 dos números da balança comercial de bens também é positiva: o superávit foi de 8,8 bilhões de dólares e 4,1 bilhões respectivamente. O superávit da balança comercial em 2025 foi de 60 bilhões de dólares.

To top