Ban Ki-moon quer compromisso com empoderamento econômico das mulheres

O secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu por mais esforços para remover as barreiras que bloqueiam a participação plena das mulheres na economia. Ele citou problemas no acesso ao trabalho, a mercados, crédito e propriedades como alguns exemplos principais.

“A participação significativa das mulheres nos negócios – desde a inclusão de mulheres proprietárias de empresas na cadeia produtiva até a representação plena das mulheres nos conselhos de empresas – também se traduz em um melhor desempenho”, ressaltou Ban em encontro com 200 líderes de negócios, representantes da sociedade civil e governantes.

A Diretora Executiva da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e para o Empoderamento da Mulher (ONU Mulheres), Michelle Bachelet, enfatizou que países e empresas com maiores índices de igualdade de gênero obtêm melhores performances e crescimento mais rápido. “E o crescimento é mais inclusivo, com mais benefícios para todos”.

O Diretor Executivo do Pacto Global Georg Kell disse que “apesar dos esforços aumentarem, a sustentabilidade corporativa e os problemas de igualdade de gêneros permanecem desconectadas. Mais e mais companhias reconhecem que o mundo dos negócios podem maximizar a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável se priorizarem e integrarem a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres como componentes-chaves da sustentabilidade corporativa”.

Ban disse que os Princípios da ONU de Empoderamento das Mulheres fornecem orientação para o aprimoramento na condição das mulheres. Perto de 400 executivos chefes declararam nos últimos dois anos publicamente seus compromissos com a implementação desses princípios.

http://www.onu.org.br

To top