Bancada manifesta pesar pela morte da ex-ministra Luiza Helena Bairros

Bancada manifesta pesar pela morte da ex-ministra Luiza Helena Bairros

Ex-ministra da Seppir, Luiza Bairros. Foto: Elza Fiúza/ABrA bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado manifesta profundo pesar com a notícia do falecimento da ativista, professora e ex-ministra da Secretaria de Políticas de Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, ocorrido na manhã desta terça-feira (12), em Porto Alegre.

Ao longo das últimas quatro décadas, Luiza tornou-se referência essencial na luta pela igualdade racial no Brasil. Radicada em Salvador desde o final dos anos 70, sua voz sempre se sobressaiu pela franqueza na denúncia do racismo e da exclusão do povo afrodescendente.

Em 1978, foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU), organização fundamental na desconstrução do mito da “democracia racial” até então vigente no Brasil.

Ao lado da militância pela igualdade racial, Luiza marcou seu ativismo com forte cunho feminista e libertário.

Como secretária da Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, no primeiro governo de Jaques Wagner, do PT, e, principalmente, como ministra-chefe da secretaria de Políticas para a Promoção Igualdade Racial da Presidência da República, de 2011 a 2014, Luiza esteve à frente da formulação de ações e programas de governo decisivos para o enfrentamento da desigualdade de direitos e oportunidades decorrente do racismo em nosso País.

Luiza foi uma guerreira, um exemplo da coragem e da capacidade do nosso povo negro e das mulheres brasileiras.

Axé, Luiza. Sua vida será para sempre lembrada pela coragem e determinação em defesa dos direitos das minorias, em particular os da raça negra. Nós vamos continuar a sua luta.

Bancada do PT no Senado

Brasília, 12 de julho de 2016

To top