Bancada federal da Bahia discute emendas ao Orçamento

Proposta do senador de apresentação das emendas em bloco foi acatada pelos demais parlamentares.

 

 

 

 

A mais de um mês da votação da peça orçamentária de 2013, os parlamentares baianos reúnem-se para discutir a destinação dos recursos das emendas parlamentares. A fim de melhor contemplar as demandas do Estado, assim como a execução dos projetos, deputados e senadores acordaram reunir em bloco as emendas. A ideia que partiu do líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, Walter Pinheiro (BA), e foi imediatamente acatada pelo coordenador da bancada, deputado Daniel Almeida (PCdoB), que vai elencar todos os segmentos apresentados por Pinheiro e fechar as propostas na próxima reunião, agendada para quarta-feira, dia 21.

 

“Temos direito a 21 emendas e hoje temos 42 propostas. O melhor caminho é organizar as emendas em blocos, por segmentos prioritários”, sugeriu Pinheiro. No caso da Educação, deve haver uma divisão de recursos para contemplar as universidades Federais, Estaduais e os Centros de Federais de Tecnologia. Na área de infraestrutura, a destinação priorizará os centros urbanos de Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana. “E no caso dos empenhos para a área de recursos hídricos, duas emendas seriam priorizadas para garantir, por exemplo, equipamentos para as obras das barragens da Codevasf [Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba] e Denocs [Departamento Nacional de Obras Contras as Secas]”, explicou senador.

 

Para as áreas de Esporte, Saúde, Turismo, Ciência e Tecnologia a proposta é dar prioridade a obras em andamento e máquinas e equipamentos de apoio ao desenvolvimento da região. “Além da emenda para obras de esportes, temos a décima emenda que seria destinada para equipar as unidades de saúde e hospitais. Para o segmento de Ciência e Tecnologia, defendemos uma emenda específica. Temos o exemplo de sucesso do Parque Tecnológico, que já está com sua capacidade esgotada e podemos priorizar sua segunda etapa, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, elencou Pinheiro.

 

Em relação aos projetos de mobilidade urbana, que envolve a logística de metrô, portos e aeropostos, Walter Pinheiro defendeu: “uma dessas emendas deve ser destinada a execução das obras de infraestrutura e drenagem do porto de Aratu. Outra prioridade é a conclusão das etapas das obras do metrô, como os trechos em Cajazeira e o entroncamento em Simões Filho”.  No caso dos aeroportos, Pinheiro lembrou que três obras já foram iniciadas, como de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Paulo Afonso, que podem ser o objeto de uma emenda, ou deixar a verba para o aeroporto de Barreiras, apesar da obra ainda não ter iniciado.

 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do senador

To top