As senadoras definiram como meta ampliar a participação feminina no Congresso para cerca de 25 a 30% das cadeiras no Parlamento – percentuais que simbolizam o dobr?o da atual representação. O Senado, hoje, conta com 13 senadoras em um total de 81 cadeiras, o que representa 16% das vagas. Na Câmara, são 51 deputadas, ou 10% dos 513 membros.
Se a proposta não gerar consenso, a alternativa desenha pelas senadoras é tentar encaixar a ampliação da presença da mulher no Parlamento dentro do sistema de voto “distritão” (que elege os candidatos que alcançarem maior votação em cada estado).
Apesar de considerar o aumento da representação feminina um tema importante, a senadora Regina Sousa (PT-PI) defendeu que “a reforma política seja feita ouvindo a população”. Para el?a, um dos caminhos ?para que esse debate se concretize é o plebiscito.
Dia da mulher
No encontro, as parlamentares também aprovaram a pauta de atividades para março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher (8). No próximo dia 3, será instalada a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, como forma de acompanhar as ações e implementar melhorias nas políticas que tratam da violência de gênero.
A programação inclui ainda duas exposições; recepção a embaixadoras em missão no Brasil; e a sessão especial do Dia Internacional da Mulher com a entrega do Prêmio Bertha Lutz, marcada para o dia 11/3, às 11h, no Plenário do Senado Federal.
Com assessoria da senadora Regina Sousa e Agência Senado