Bancada feminina no Congresso quer 30% das vagas nas casas legislativas

Regina: “A nossa luta é por espaço”Aumentar a presença das mulheres nas casas legislativas é uma das pautas em discussão na reforma política. Para isso, a bancada feminina no Congresso Nacional quer que seja aprovada uma cota de 30% de participação feminina no Parlamento. A proposta será lançada no próximo dia 26 de março, na Federação das Indústrias, em São Paulo.

O anúncio foi feito pela senadora Regina Sousa (PT-PI) nesta segunda-feira (9), durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí. A sessão, proposta pela deputada Flora Izabel (PT) com o apoio da bancada feminina, lembrou o Dia Internacional da Mulher e debateu a reforma política na ótica das mulheres.

A senadora Regina Sousa afirmou que a mulher teve avanços em várias áreas, menos na política. No Senado, por exemplo, para a atual legislatura, a participação feminina é representada por apenas 13 cadeiras das 81 da Casa. Já na Câmara dos Deputados, são 51 mulheres entre as 513 vagas. “Falta ocupar mais espaço na política, falta mais representatividade”, destacou a parlamentar.

A parlamentar lembrou que a lei obrigando que 30% das candidaturas sejam preenchidas por mulheres não avançou na prática, pois há muitas que participam apenas para preencher cota e nem fazem campanha. As parlamentares do Senado e da Câmara decidiram apoiar uma proposta em que as mulheres vão disputar 30% das vagas nas casas legislativas com outras mulheres. “A nossa luta é por espaço. Não queremos ser maioria, só igualdade”.

A sessão solene teve a presença de representantes de várias entidades e órgãos, como a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, que também falou sobre reforma política e ressaltou a importância de uma maior participação feminina no Parlamento.

Assessoria da senadora Regina Sousa

To top