Bancada feminina quer mais recursos para combate à violência de gênero

A bancada feminina intensifica sua atuação na Comissão Mista de Orçamento, nesta terça-feira (20/11), para aumentar, em 2013, os investimentos em políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher. A nova posição foi assumida após as parlamentares constatarem que o orçamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres, proposto pelo Governo, para o próximo ano teve queda de 40% em relação ao aprovado para 2011.

A coordenadora da bancada, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), comunicou que irá procurar o presidente da comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), para avaliar o que pode ser feito. Pietá disse que está esperançosa. “Eu parto sempre do pressuposto de que não tentar é 100% de não. Eu sou uma pessoa esperançosa”, afirmou.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) sugeriu a atuação junto aos 10 relatores setoriais do Orçamento de 2013. Já a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) propôs a inclusão de dispositivos anticontingenciamento nas emendas parlamentares destinadas às políticas públicas relacionadas às mulheres.

Prostituição
Durante a reunião, a representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, Lívia Gonçalves, denunciou que as grandes obras de infraestrutura que estão ocorrendo no País têm tido o efeito de aumentar a exploração de mulheres por meio da implantação de prostíbulos. As próprias empresas forneceriam vales para o uso dessas casas.

“Uma cidade com 7 mil habitantes e chegam 20 mil homens para construir uma obra, é uma coisa alucinante. Não só para a cidade, mas também para os operários que estão em condições degradantes na maioria das vezes. Então eles oferecem como lazer utilizar de prostíbulos como isso fosse uma coisa norma.”

Com informações da Agência Câmara

Leia mais:

Jucá prevê votação do relatório preliminar do orçamento nesta terça

 

To top