Banco do Nordeste faz segunda redução de juros no ano

Medida apoia empresas de pequeno porte

Na última terça-feira (03/04), o Banco do Nordeste do Brasil reduziu, pela segunda vez em 2012, as taxas de juros de suas linhas de crédito para capital de giro, com foco principal no apoio às micro, pequenas e médias empresas. “O Banco do Nordeste é o principal agente financeiro do governo federal na região e pretende, com a medida, minimizar os efeitos da crise econômica mundial na economia regional e gerar mais oportunidades de emprego e de negócios na região, fomentando a produção e o empreendedorismo”, afirma o presidente da instituição, Jurandir Vieira Santiago. Para ele, a política de juros leva em conta as recomendações do Ministério da fazenda e visa a retomada da aceleração da economia.

Capital de giro – A redução das taxas de juros atinge diversos produtos de capital de giro, abrangendo os setores comercial e de serviços, assim como as atividades rurais e o agronegócio. Entre as taxas que sofreram redução estão os produtos: Capital de Giro

insumos, Capital de Giro Conterrâneo, MPE Capital de Giro, Capital de Giro Créditos de Custeio, Créditos de Comercialização e finagro com recursos Livres/LCA,

Desconto de Duplicatas, MPE Desconto de Duplicatas e MPE Desconto de Cheques.

Neste ano, as reduções representaram uma queda em torno de 2,5% ao ano, diante de uma redução nas taxas definidas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) da ordem de 1,14% ao ano. O produto Giro insumos, que beneficia micro e pequenas empresas, apresentou maior redução, em torno de 3% ao ano. Atualmente, destaca Jurandir Santiago, a taxa do produto situa-se em 0,53% ao mês para microempresas e de 0,61% ao mês para pequenas empresas.

Com crescimento acima da média nacional, a região Nordeste vem apresentando uma elevada demanda de crédito, cenário que se apresenta propício para as ações da instituição, que apresentou um crescimento de 57% da carteira de crédito nos últimos três anos.

O Banco do Nordeste é responsável por aproximadamente dois terços do crédito de longo prazo da região e um terço do crédito total. A redução das taxas reforçou sua atuação nas operações de curto prazo, que utilizam a fonte interna de recursos.

Em Questão – Secom

Leia mais:

Bancos públicos baixam juros para empresas e cidadãos

Pequenas empresas são beneficiadas com redução dos juros do BB

To top