Barbosa propõe aperfeiçoar política econômica para recuperar crescimento

Barbosa propõe aperfeiçoar política econômica para recuperar crescimento

Nelson Barbosa: “Podem ficar tranquilos que com o tempo necessário vamos resolver todos os problemas”Recém anunciado como ministro da Fazenda, o ex-ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, defendeu o “aperfeiçoamento” da política econômica para uma retomada mais rápida do crescimento da economia.

“Vamos aperfeiçoar a política econômica. Promover uma estabilização mais rápida e uma retomada mais rápida do crescimento. Com aprovação das medidas que estão no Congresso e com a adoção de medidas institucionais e regulatórias que melhorem o funcionamento da economia”, declarou, ementrevista ao jornal “Estado de S. Paulo”, publicada neste sábado (19).

“Podem ficar tranquilos que com o tempo necessário vamos resolver todos os problemas”, completou o ministro.

Na lista de prioridades das reformas, a que elege como principal é a da Previdência, que espera enviar ao Congresso no início de 2016, a conclusão do orçamento deste ano e o diálogo com os parlamentares.

“Cabe a nós construir consenso político para aprovação das reformas no Congresso. Não podemos ficar paralisados por causa de uma turbulência política”, declarou.

Confiante, previu a aprovação da CPMF até maio do próximo ano. “Estão todos interessados em ajudar o Brasil a superar essas dificuldades. Se cada um fizer a sua parte, tenho certeza que vamos superar muito mais rápido o que todo mundo espera”, avaliou.

O ministro defendeu o esforço para o reequilíbrio fiscal, controle da inflação e recuperação do crescimento, “puxado pelo investimento”.

“Criar as bases para que ele, primeiro, se estabilize – porque hoje está caindo – e depois para que o investimento volte a crescer mais rapidamente”, explicou.

Sobre a expectativa de recuperar a política econômica do primeiro mandato de Dilma Rousseff, ele defende a recuperação do crescimento com geração de emprego.

“Para que tenhamos uma recuperação sustentável do crescimento é preciso ter estabilidade fiscal e controle da dívida pública, que passa pela elevação do resultado primário. Sem estabilidade, o crescimento pode até se recuperar por um ano, mas não se sustenta”, disse.

No entanto, Nelson Barbosa defendeu que as medidas a serem adotadas devem ser aplicadas “na dosagem adequada para a economia”.

Fonte: Agência PT de Notícias

To top