Pará

Beto e Dilvanda reafirmam compromisso com a Agricultura Familiar no 11º da FETAGRI

Assessoria

Beto e Dilvanda reafirmam compromisso com a Agricultura Familiar no 11º da FETAGRI

Senador Beto Faro durante o Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultures(as) do estado do Pará

O senador Beto Faro (PT) e a deputada federal Dilvanda Faro (PT) cumpriram compromisso em Barcarena (PA), onde participaram do 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultures(as) do estado do Pará (Fetagri). Além de dar posse a nova diretoria, eles mergulharam nos desafios de uma organização rural que representa milhares de camponeses no Pará, onde centenas de famílias vivem em ocupações e enfrentam uma investida do agronegócio contrário a Reforma Agrária no estado.

“Eu e o Beto, começamos nossa história na Fetagri e a nossa luta permanente resultou em muitas conquistas. Mas ainda precisamos manter nossa organização forte para avançar rumo ao campo que sonhamos”, afirma a deputada.

O casal de parlamentares recebeu o reconhecimento de lideranças regionais como Ângela de Jesus, presidente da Fetagri. Ela destacou com firmeza o papel de Dilvanda nessa caminhada: “Uma mulher que me representa, que tem compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e que nos faz sentir apoiadas”. Palavras que também ecoaram entre mulheres e jovens que, como Caira Alves, secretária de Mulheres e secretária do sindicato dos trabalhadores rurais. “A agricultura familiar também é feita de jovens que precisam estar organizados para construir um futuro mais justo e igualitário”, afirmou.

Outra presença importante foi a do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Óbidos, Célio Moreira que reforçou a importância do debate e da presença ativa dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores. Já o vice-prefeito de Cachoeira do Piriá, Toninho do Josué, lembrou que esse congresso é um espaço vital para redefinir os rumos e garantir que a agricultura familiar siga como base da economia local.

O senador Beto Faro destacou que “a Fetagri sempre foi forte” como papel essencial de organização. “A nossa força agora deve estar voltada para o aumento da produção, para a garantia de alimento com preços mais acessíveis na mesa dos paraenses e com a qualidade que a população necessita”, afirmou. Ele ainda reforçou o engajamento de seu mandato no fortalecimento da luta.

A vice-prefeita de Abaetetuba, Edileuza Muniz, sublinhou a importância do diálogo como caminho para fortalecer os trabalhadores e garantir avanços concretos. Em sua fala, deixou claro que a Fetagri não é apenas uma entidade sindical, mas um instrumento primordial na construção de um Brasil onde a segurança alimentar e o abastecimento sejam direitos assegurados. Ao final do congresso, os participantes renovaram a certeza de que o campo é luta, mas também é esperança.

To top