Na próxima terça

Beto Faro chama MDA, Conab e Fazenda para discutir plano de redução de preço dos alimentos

Reunião na Liderança do PT no Senado com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário buscará caminhos para os preços dos alimentos. “A palavra de ordem do governo é adotar medidas que façam os preços caírem o quanto antes”, afirma Beto Faro

Alessandro Dantas

Beto Faro chama MDA, Conab e Fazenda para discutir plano de redução de preço dos alimentos

Reunião anunciada pelo senador Beto Faro será realizada na próxima terça-feira (9/4)

Líder do PT no Senado, o senador Beto Faro (PT-PA) anunciou a realização de reunião na próxima terça-feira (9/04), na Liderança do partido na Casa, com o objetivo de debater um plano emergencial que aponte formas de reduzir o preço dos alimentos, além de garantir o equilíbrio econômico para produtores e negociantes. 

O encontro deve contar com todos os senadores do PT e com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Reforma Agrária, Paulo Teixeira; do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto; e do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Melo.  

Dados da recente pesquisa do Instituto Fome Zero (IFZ) mostram que as ações implementadas pelo governo Lula, desde janeiro de 2023, como o aumento real do salário mínimo, a recomposição do Bolsa Família – que passou para R$ 600 mais R$ 150 por criança até 6 anos – e a desaceleração dos preços dos alimentos em 2023 tiraram 20 milhões de brasileiros de um quadro de insegurança alimentar moderada ou grave. 

O líder do PT no Senado destaca que o excelente resultado no combate à fome também promoveu o aumento no consumo de alimentos básicos como o feijão, arroz e a batata. 

“A elevação da demanda associada a fatores sazonais, como a crise climática e a redução da área plantada, tiveram impacto sobre os preços. Agora a palavra de ordem do governo é adotar medidas que façam os preços caírem o quanto antes”, destaca Beto Faro. 

“O esforço da bancada do PT agora é buscar formas emergenciais que garantam o aumento na oferta desses produtos, garantindo o abastecimento interno”, completa o líder do PT.

To top