BID apresenta amanhã estudo sobre ascensão social na América Latina

O Banco Mundial apresentará nesta terça-feira (13/11), na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), às 14h30, em Brasília, o relatório internacional “Mobilidade Econômica e a Ascensão da Classe Média Latino-americana” que aponta o contundente crescimento da classe média na América Latina, cujos dados indicam 152 milhões de pessoas nessa classe em 2009, 50% a mais do os 100 milhões verificados em 2003.

Na região, 30% da população pertencem à classe média e o Brasil é citado no relatório como a nação que teve o melhor desempenho na ascensão social, contribuindo para 40% do aumento total da classe média na América Latina e no Caribe. O Programa Bolsa Família é a principal marca do governo brasileiro no sucesso para a inclusão social.

A divulgação do relatório será simultânea a partir de Brasília, em Bogotá (Colômbia) e em Washington (Estados Unidos). A apresentação será feita pelo economista-líder do Departamento de Pesquisas para o Desenvolvimento do Banco Mundial, Francisco Ferreira e por Luis Felipe López-Calva, economista-líder do Departamento de Pesquisas sobre Pobreza, Gênero e Capital do Banco Mundial. Participam do evento o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco; o presidente do Ipea, Marcelo Neri e a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel.

O evento será transmitido ao vivo pelo portal do Ipea: http://www.ipea.gov.br/portal/

Marcello Antunes

To top