BID investirá US$ 72 milhões no desenvolvimento sustentável do Acre

O pioneirismo do Acre na exploração econômica da floresta de forma sustentável rendeu um novo fruto nessa quinta-feira (06/12): o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou um investimento de US$ 72 milhões no Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre começa ser implementado no início de 2013. O reconhecimento da vocação acreana de extrair produtos com valor de mercado da floresta, sem degradá-la, também já foi, recentemente, reconhecido pela revista The Economist – considerada uma das publicações de maior credibilidade no mundo.

Com a afirmativa de liberação do recurso, o governador Tião Viana se reuniu com a equipe de governo para discutir o programa. Para adiantar o andamento, os processos licitatórios já foram abertos. “A ideia é fomentar a economia florestal, aumentando a participação do setor em 6% na composição do Produto Interno Bruto, o PIB, e envolver 60 mil famílias neste processo”, explicou o secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo.

Por meio do programa serão ampliadas as áreas de florestas públicas e as concessões florestais para manejo, além de melhoramento de ramais para escoamento da produção – como, por exemplo, o Ramal da Floresta do Antimary –, plantio de espécies frutíferas, incluindo também castanheiras e seringueiras, e o plantio de 15 mil hectares de floresta com espécies madeireiras.

“É um projeto com forte componente econômico que visa atrair investimentos privados para o setor. A expectativa é atrair pelo menos cinco empreendimentos que explorem de forma sustentável os recursos naturais, fortalecendo a economia e gerando renda também para os pequenos produtores”, disse Veríssimo.

Com informações do Governo do Acre

Leia mais:

Economist diz que Acre tem muito a ensinar sobre crescimento sustentável


To top