Bolsa Família

Bolsa: Aprovado valor adicional para mulheres que amamentam

Comissão mista aprovou relatório da MP do Bolsa Família. MP prevê ainda volta do empréstimo consignado pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Texto segue para o plenário da Câmara
Bolsa: Aprovado valor adicional para mulheres que amamentam

Foto: Roberta Aline/MDS

As mudanças incorporadas no relatório da Medida Provisória (MP) do Novo Bolsa Família foram aprovadas pela comissão mista do Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira (10).

Com a aprovação do relatório da MP (MP n° 1164, de 2023), que recria o Programa Bolsa Família, será permitida a inclusão de adicional no valor de R$ 50 para mulheres que amamentam por até seis meses, o retorno do empréstimo consignado pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ainda a facilitação de pessoas com deficiência a ingressarem no maior programa de transferência de renda do mundo.

Durante a votação, o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), que implantou o Bolsa Família no governo do presidente Lula em 2004, celebrou a aprovação do relatório e da retomada do programa social visto como modelo referencial de transferência de renda para o resto do mundo.

“Vivo um momento de grande alegria com a retomada do Bolsa Família que nós implantamos durante o governo do presidente Lula. A retomada como política pública integrada às políticas públicas da assistência social, segurança alimentar, educação, saúde, porque as condicionalidades exigidas pelo Estado proporcionam às famílias o direito de exigirem do Estado políticas públicas de educação e saúde de qualidade”.

Ananias também fez uma reflexão em relação a programas sociais praticados em outros países, quando foi ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome.

“Quero fazer uma reflexão: quando fui ministro do Desenvolvimento e Combate à fome, eu tive a oportunidade de conhecer a experiência de outros países. E qual não foi a minha grande surpresa quando constatei que em países europeus como Áustria e Suécia tinham políticas rigorosas de transferência de renda? Eles estabeleciam o mínimo necessário. Se a família caísse naquele mínimo, automaticamente estava presente para garantir aquele mínimo. Um ministro falou nós não fazemos por caridade e boa vontade não. É por política pública. Nós sabemos que uma família sem renda ou com renda aquém das suas necessidades tendem a se desconstituir, a retirar as suas crianças da escola, e queremos que as famílias preservem os seus vínculos de valores familiares e tenham alimentação”.

O parlamentar frisou ainda sobre a importância de serem abertas novas portas de entrada para o trabalho, educação, saúde e moradia digna.

Empréstimo pelo BPC

O governo Lula prevê a retomada do empréstimo consignado de até 35% no comprometimento da renda. Para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o empréstimo pode ser no valor de até 45%.

Com o retorno do consignado pelo BPC e a possibilidade de ser retirado da base de cálculo per capita, mais pessoas idosas acima de 65 anos, e pessoas com deficiência, poderão ter acesso ao Bolsa Família.

O texto aprovado foi elaborado pelo relator, deputado Francisco Costa (PT-PI), e segue agora para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados. Costa acatou 43 das 257 sugestões apresentadas por deputados e senadores na comissão mista.

Confira a íntegra da matéria

To top