Bolsa-Atleta beneficia 72% dos esportistas no Parapan

A equipe brasileira que disputa a quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos, de 12 a 20 de novembro, em Guadalajara, no México, conta com 223 atletas, dos quais 72% fazem parte do programa Bolsa-Atleta , do Ministério do Esporte. Os esportistas buscam, em algumas modalidades, classificações para as Paraolimpíadas de Londres, em 2012.

Os atletas brasileiros disputarão 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeiras de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, goalball, judô, halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e vôlei sentado. Um convênio firmado entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), no valor de R$ 6,3 milhões, viabilizou a ida de seis seleções brasileiras paraolímpicas para os jogos.

Em 1999, na primeira edição do Parapan, na cidade do México, o Brasil conquistou 180 medalhas (92 de ouro, 55 de prata e 33 de bronze), alcançando o segundo lugar geral. Em Mar del Plata 2003, o País foi vice novamente, com 164 (80 ouros, 53 pratas e 31 bronzes). A meta deste ano é repetir a primeira colocação no quadro geral de medalhas, conquistada na última edição dos jogos no Rio de Janeiro. 

Em Questão – Secom

To top