Bolsa de estudos aumenta possibilidades para negros na carreira diplomática

:: Da redação5 de outubro de 2012 14:03

Bolsa de estudos aumenta possibilidades para negros na carreira diplomática

:: Da redação5 de outubro de 2012

O programa é voltado para a carreira diplomática do Itamaraty e visa aumentar a possibilidade da diversidade étnica na ocupação desses cargos

O Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), abriram as inscrições para bolsas de estudos direcionadas a pessoas negras. As inscrições podem ser feitas no site do Cespe/UNB, entre os dias 8 e 29 de outubro, mediante o pagamento da taxa de R$ 86, por candidatos que tenham concluído ou irão concluir curso superior até o final de 2013.

A iniciativa faz parte do Programa de Ações Afirmativas do Instituto Rio Branco – Bolsa Prêmio de Vocação para a Diplomacia que, desde 2002, investe na capacitação de candidatos negros à carreira de diplomata, concedendo bolsas de estudos no valor de R$ 25 mil, com duração de dez meses. O investimento deve ser usado para custear cursos preparatórios e aquisição de material didático que os auxiliem no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.

Etapas
Na primeira etapa da iniciativa os candidatos participarão de prova sobre os conteúdos de língua inglesa, portuguesa, história do Brasil e noções de política internacional, que serão aplicadas pelo Cespe/UNB em Brasília e em outras nove cidades.

A segunda etapa da seleção conta com a participação das secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e dos Direitos Humanos (SDH), e da Fundação Cultural Palmares (FCP). Nessa fase, realizada exclusivamente em Brasília, os selecionados que necessitarem, receberão passagens aéreas de ida e volta e ajuda de custo para deslocamento.

Agência Brasil

Leia também