Bolsa Família recebe prêmio internacional por desempenho extraordinário

Bolsa Família recebe prêmio internacional por desempenho extraordinário

 

Considerado referência mundial pela ONU, o Bolsa
Família é homenageado pelo seu desempenho
na inclusão social

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, recebeu nesta quarta-feira (13), em Doha, no Catar, o I Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social, concedido ao Bolsa Família pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA, na sigla em inglês). “Recebemos este prêmio como um presente de aniversário”, disse a ministra, referindo-se aos 10 anos do Bolsa Família.

O prêmio, anunciado no mês passado, deve-se à importância do programa no combate à pobreza, desigualdade social e para a melhoria da qualidade de vida das crianças das famílias beneficiadas. O presidente da Issa, Errol Frank Stoové, reafirmou que a iniciativa brasileira deve servir de inspiração para gestores e administradores de segurança social em todo o mundo, “por sua visão de aliviar a pobreza e melhorar a qualidade de vida, pelo empoderamento das pessoas, pelo compromisso político, pela administração eficaz e eficiente, bem como por seus resultados impressionantes”.

Na cerimônia de entrega, que ocorreu durante o Fórum Mundial de Seguridade Social, Tereza Campello ressaltou que o programa não é uma ação isolada de transferência de renda. “Para falar do Bolsa Família e de seus resultados, é necessário compreender que ele se insere numa estratégia de desenvolvimento que objetiva a inclusão social”, enfatizou.

Segundo a ministra, o Bolsa Família tornou-se uma plataforma sobre a qual o governo brasileiro apoia outras ações de inclusão social, como qualificação profissional, acesso a energia elétrica no meio rural, habitação popular e mais 20 outros programas, citando o Plano Brasil sem Miséria.

Ao citar os efeitos positivos do Bolsa Família na economia, Tereza acrescentou que cortar direitos sociais, desmontar a rede de proteção e tirar poder de compra dos trabalhadores e da população em momentos de crise econômica não é saudável.

O Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social é concedido a cada três anos pela ISSA a entidades ou programas que tenham feito contribuições significativas para a promoção e o desenvolvimento da seguridade social, em nível nacional ou internacional.

Informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 

Leia mais:

 

Ipea: Bolsa Família é barato, gera riqueza e movimenta a economia
 

Bolsa Família ganha prêmio internacional de seguridade social

To top