Bolsista do Ciência sem Fronteiras recebe premiação na França

Pesquisa sobre crescimento de município mineiro rendeu distinção ao pesquisador na área de geociências

Bolsista do Ciência sem Fronteiras recebe premiação na França

Francisco Martins Cortezzi, que permanecerá
em universidade francesa até 2016, pretende
retornar ao Brasil para dar aulas e se tornar
pesquisador

Bolsista de doutorado pleno pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal, Francisco Martins Cortezzi, foi premiado, no mês passado, como “Premier accessit” no Concurso de Pôsteres Científicos da Escola Doutoral de Geografia da Université Paris IV – Sorbonne, realizado pelo Instituto de Geografia da universidade.

Desde outubro de 2013, Cortezzi é estudante na escola, onde desenvolve tese na área de geociências e onde deverá permanecer até setembro de 2016. “O apoio recebido do governo federal é fundamental, pois com a bolsa é possível que possamos nos dedicar plenamente aos estudos. Ao regressar ao Brasil, pretendo atuar na carreira docente-pesquisador em uma universidade federal”, disse Francisco.

Trabalho

O trabalho com título “Processus d’évolution du tissu urbain d’Oliveira, Minas Gerais, Brésil” teve como objetivo analisar a dinâmica de evolução do tecido urbano do município mineiro de Oliveira, assim como identificar seus principais vetores de crescimento. Tais resultados são extremamente importantes para a gestão e planejamento territorial, assim como para políticas públicas de uso e ocupação do solo e outras que se fizerem necessárias.

Primeiro foi feito um mapeamento da evolução do tecido urbano de Oliveira para, em seguida, realizar uma análise temporal descritiva do processo de evolução do tecido urbano da cidade. Durante as análises, foram feitas comparações entre os tamanhos e formas nos diferentes anos analisados, assim como a identificação e o monitoramento dos principais vetores de crescimento de Oliveira.

Ciência Sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa do governo federal para consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu mais de 62 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Dentre elas 75 mil serão financiadas com recursos do governo federal e outras 26 mil serão concedidas com recursos da iniciativa privada.

Além disso, o programa busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Fonte: Portal Brasil

To top