Desde o início de seu governo, Jair Bolsonaro tenta roubar o protagonismo diante das obras da Transposição do Rio São Francisco. Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comuns as inaugurações fake, promovidas pelo atual governo, para que Bolsonaro tire fotos de lançamento de obras que já haviam sido inauguradas.
Em entrevista ao Jornal Rádio PT, o ex-secretário nacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, apresentou dados que tornam ainda mais vexaminosa a tentativa de apropriação da transposição do Rio Francisco.
Relatório publicado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em novembro de 2017 mostra que, naquela época, faltavam menos de 3% para a finalização da obra.
Mais de um ano antes de Bolsonaro assumir iniciar seu governo, todo o Eixo Leste, de 217km de extensão, estava concluído. E só faltavam 4,6% para finalizar o Eixo Norte, de 260km. São fatos, que os apoiadores do atual governo escondem em sua tentativa de fazer de conta que seu presidente trabalha.