Espaço aéreo

Entregar a chave de Alcântara compromete soberania nacional

Jair fechou um acordo para ceder a Base de Alcântara aos militares estadunidenses, segundo Estadão; entrega de território deve ocorrer dia 19, em encontro com Trump
:: Agência PT de Notícias12 de março de 2019 09:41

Entregar a chave de Alcântara compromete soberania nacional

:: Agência PT de Notícias12 de março de 2019

O slogan de Jair Bolsonaro (PSL) coloca o Brasil acima de tudo, mas na prática sua política é entreguista e não acolhe os desejos e necessidades da população brasileira. A soberania nacional corre riscos com sua postura. Com pouco mais de dois meses de mandato, Bolsonaro firmou um acordo com os Estados Unidos para a utilização da Base de Alcântara, no Maranhão, segundo reportagem do jornal Estadão, publicada nesta segunda-feira (11). A expectativa é que o compromisso seja assinado em 19 de março, quando Jair e Donald Trump se reunirão, nos EUA.

O entreguismo de Jair não é de hoje. Durante as Eleições 2018, ele bateu continência para a bandeira americana. Já eleito, ele bateu continência para um assessor de Trump. E há anos já falava em entregar a Amazônia brasileira aos Estados Unidos.

O interesse estadunidense em Alcântara não é novidade e este acordo vem sendo traçado desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 2017, a Carta Capital levantou 10 pontos importantes sobre a base e em um deles relembra que “o objetivo principal é ter uma base militar em território brasileiro na qual exerçam sua soberania, fora do alcance das leis e da vigilância das autoridades brasileiras, inclusive militares, onde possam desenvolver todo tipo de atividade militar”.

Confira a íntegra da matéria

Leia também