Brasil bate recorde e atinge o ritmo de uma conexão à internet por segundo

No primeiro semestre deste ano houve um aumento de 37% nos acessos à rede banda larga, em relação a março de 2012.

Pesquisa divulgada, nesta sexta-feira (26), pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) aponta que o uso da internet está crescendo rapidamente no Brasil. Só no primeiro semestre deste ano houve um aumento de 37% nos acessos à rede banda larga, em relação a Março de 2012 – o que representa, em números reais, 96,5 milhões de conexões. Ao longo dos últimos 12 meses, foram registrados 26 milhões de novos acessos, a um ritmo de uma nova conexão por segundo.

A evolução mais significativa em número de acessos nos últimos doze meses se deu no segmento móvel da banda larga, com 45% de crescimento em relação a março de 2012. A internet rápida pela rede móvel alcançou um total 75,5 milhões de acessos em dezembro. Na banda larga móvel, 61,3 milhões são de conexões de celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,1 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina.

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 16%, com a ativação de 477 municípios nos últimos 12 meses. Ao todo, as redes de terceira geração (3G) estão instaladas em 3.333 municípios, onde moram 88% dos brasileiros. Esse total de municípios supera em mais de três vezes as obrigações de cobertura previstas no edital, que são de conectar 928 municípios até abril de 2013. Só neste ano, 48 municípios receberam as redes de 3G.

Na banda larga fixa, por sua vez, os acessos somaram 21 milhões em março. Desse total, 2,4 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

Cobertura 4G
Neste mês começa a operação da quarta geração da telefonia celular (4G), com velocidades de conexão bastante superiores às da 3G. A cobertura começa pelas seis cidades-sede da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. E, em dezembro, pelo cronograma, as redes de 4G devem começar a funcionar também nas sedes da Copa do Mundo: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

Com Telebrasil

Leia mais:

Na mídia: TV por assinatura se populariza na classe média 

Brasil acerta parceria com o Google para acabar com o “deserto digital”

To top