Brasil Carinhoso beneficiará 2 milhões de famílias

A presidente Dilma Rousseff afirmou que o programa Brasil Carinhoso vai beneficiar 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza. Em seu programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”, nesta segunda-feira (14/05), Dilma falou sobre o programa que vai ampliar o Bolsa Família para beneficiar as crianças de zero a seis anos das famílias extremamente pobres. “O meu governo quer mudar o futuro do Brasil. Para isso, nós temos que olhar com atenção as nossas crianças. Os cuidados com a educação e a saúde das nossas crianças são importantíssimos, porque atacam a desigualdade entre pobres e ricos na raiz do problema: oferecem as mesmas oportunidades de crescimento”, disse a presidenta.

Toda a família brasileira que tenha, pelo menos, uma criança de zero a seis anos, uma renda mensal, por pessoa da família, de no mínimo de R$ 70, será beneficiada. O dinheiro será pago no cartão do Bolsa Família na mesma data em que o benefício já é depositado normalmente.

O anúncio do Brasil Carinhoso foi feito no domingo Dia das Mães, quando a presidenta explicou que o programa será focado nas regiões Norte e Nordeste.

Creches

Dilma também anunciou a criação de 1.500 creches no País, em parceria com as prefeituras, que receberão os recursos necessários para custear as novas vagas. A meta do governo é até 2014 construir 6.000 creches.

O governo oferecerá um estímulo às prefeituras: para cada criança do Bolsa Família matriculada na creche, o município receberá 50% a mais do valor que já é repassado pelo governo federal. “Com esse dinheiro extra, a creche vai poder comprar mais brinquedos pedagógicos, fraldas ou até mesmo fazer pequenas reformas para tornar o ambiente mais aconchegante”, afirmou.

Saúde

O programa Brasil Carinhoso também prevê medidas relacionadas à saúde das crianças, disse Dilma. O governo anunciou a distribuição gratuita de vitamina A durante as campanhas nacionais de vacinação, além da distribuição de suplemento de ferro em Unidades Básicas de Saúde, na tentativa de combater a anemia. Remédios para o tratamento de asma vão ser distribuídos gratuitamente pela rede “Aqui tem Farmácia Popular”.

Segundo o Ministério da Saúde, a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no SUS.

Com agências onlines

To top