Brasil deve ser exemplo no enfrentamento à crise econômica

O Brasil deve servir de exemplo para outros países, em especial para a Europa, no enfrentamento à crise econômica. Esta é avaliação do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), feita no Plenário do Senado na noite desta terça-feira (08/05), ao salientar que o Brasil superou a crise econômica na última década graças à adoção de políticas econômicas e sociais.

Citando a eleição do candidato do Partido Socialista, François Hollande, na França, Lindbergh reforçou que aquele país deve se afastar de políticas de austeridade, que classifica como autodestrutivas, e de políticas neoliberais. “A nossa preocupação aqui no Brasil é que o François Hollande não se renda às políticas neoliberais. Ele tem que, de fato, fazer esse enfrentamento. E acho que aqui ele tem que saber que vai ter uma grande aliada, a nossa presidenta Dilma Rousseff”, ressaltou.

Lindbergh chamou a atenção para o discurso que o presidente eleito francês já vem adotando discurso similar ao de Dilma. “O discurso do François Hollande, na campanha, é o discurso que Dilma tem repetido dia a dia. Não se sai dessa crise econômica internacional com essas políticas. Nós temos que apostar no crescimento econômico; nós temos que apostar nos investimentos públicos; nós temos que apostar na inclusão social”, acrescentou o senador.

Para Lindbergh, as políticas econômicas dos últimos anos foram decisivas para que o Brasil se tornasse a potência de hoje. Citou, como exemplo, o aumento do salário mínimo, as reduções de juros, e mais recentemente, as mudanças na caderneta de poupança. Contudo, o senador voltou a defender que os bancos brasileiros devem reduzir ainda mais os juros bancários.

“Os bancos públicos devem ampliar o crédito e oferecer produtos variados de investimento financeiro. Para aumentar a satisfação do cidadão, os bancos devem reduzir os custos de transação das operações. Isto é, reduzir tarifas, tempos de atendimento, reduzir taxas de juros, atender bem o cliente. Para que seus programas tenham efeito macroeconômico é preciso que tenham tamanho significativo dentro do Sistema Financeiro”, concluiu o senador.

Confira o discurso do senador na íntegra

Assista aos vídeos do pronunciamento

Brasil é exemplo no enfrentamento à crise Econômica – Parte 1

Brasil é exemplo no enfrentamento à crise Econômica – Parte 2 

To top