Brasil é o primeiro país da América Latina a ter política de software público

Está cada dia mais difícil encontrar nos grandes jornais e até mesmo nos sites de notícias textos contendo informações de utilidade pública que podem ajudar o dia a dia das pessoas e das organizações públicas e privadas. Embora essa notícia possa ter ficado restrita aos meios de comunicação dirigidos, especialmente aos da área de logística e tecnologia da informação, vale registrar a participação do Ministério do Planejamento da primeira Oficina de Mecanismo de Colaboração Regional do Software Público, realizada entre os dias 17 e 18 deste mês na cidade do México. O objetivo desse encontro foi traçar metas para a incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os níveis de governo, para facilitar o acesso a soluções desenvolvidas em ambientes abertos e a colaboração entre os governos da América Latina e Caribe.

Brasil é o primeiro país da América Latina a ter política de software público

O Brasil foi o primeiro país dessa região a ter uma política voltada para o software público e, durante a oficina, apresentou a experiência brasileira com o Portal do Software Público Brasileiro (SBP). “O governo do Chile demonstrou interesse em compartilhar suas aplicações elaboradas a partir de dados abertos com o software público e estas podem ampliar nosso conjunto de sotfware”, disse Luís Felipe Coimbra Costa, diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

O SPB, cujo endereço eletrônico está no link abaixo, foi criado em 2007 e é destinado para quem deseja compartilhar programas de computador de interesse público – confira, também, a lista abaixo. As soluções disponíveis não possuem licenças que restrinjam seu uso ou o conhecimento pleno de seu funcionamento, porque as chaves de acesso estão abertas. Os softwares disponíveis podem ser utilizados por órgãos públicos federais, estaduais, municipais e também por qualquer pessoa.

O site da Liderança do PT fez uma visita a cada uma das comunidades presentes na página do SPB. Há softwares para todos os gostos, de gestão pública nas prefeituras, sobre edição de imagem e até para organizar uma partitura musical. Qualquer pessoa pode se cadastrar e, inclusive, participar com sugestões para a a reformulação do site que está em andamento. Quanto maior a colaboração das pessoas, melhor será o resultado. A ideia é abrir espaço para que todas as partes interessadas no portal contribuam, indicando as necessidades e dificuldades do ambiente, tudo para torná-lo mais acessível, atrativo e eficaz.

A lista dos softwares que podem ser baixados indica, ainda, o número de integrantes da comunidade usuária, onde os interessados por determinado tema troquem informações.

NAVi  (2001 membros)

O software NAVi é um ambiente virtual web desenvolvido pelo grupo de pesquisa NAVi da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é apoiar a condução das atividades de ensino e facilitar o processo de aprendizagem tanto do ensino presencial como a distância, disponibilizando ferramentas de interação, tarefas e compartilhamento de conteúdos.

Provinha Brasil  (2507 membros)

A Provinha Brasil, criada em consonância com o objetivo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC, é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental. Ela auxilia professores e gestores escolares. Atua como um instrumento diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, permitindo a correção e reorientação da aprendizagem em leitura e escrita, melhorando a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecido às crianças. Essa avaliação diferencia-se das demais realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pois se trata de um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.

Em Guarulhos, a aplicação da Provinha Brasil ocorre desde 2008. No primeiro ano de aplicação, as escolas enviaram os gabaritos dos testes do primeiro e segundo semestres para a Secretaria de Educação. Após o trabalho de alguns meses, essas respostas foram inseridas em um banco de dados e iniciou-se um processo de confecção de relatórios com esses dados. Em 2009 houve uma melhoria nítida no processo de aplicação da Provinha. Tal avanço foi nitidamente percebido pela rede, pois o relatório da primeira fase do teste de 2009 foi entregue às escolas junto com o relatório dos dois testes de 2008. Esse progresso no tempo de confecção dos relatórios ocorreu porque a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, desenvolveu um Sistema on-line para inserção e armazenamento das respostas da Provinha.

Além do desenvolvimento desse sistema, a Secretaria de Educação ainda se responsabilizou pelo suporte, manutenção, atualização e aprimoramento contínuo do mesmo. A equipe escolar ficou responsável pela inserção das respostas de cada aluno e das observações descritivas dos educadores que acompanham esses alunos no processo ensino-aprendizagem.

Dessa forma, o sistema Provinha Brasil facilitou o tratamento dos dados, viabilizando a produção de relatórios que, ao subsidiar ações pedagógicas, são capazes de unir a Secretaria de Educação, a Equipe Escolar, alunos e pais.

GGAS  (841 membros)

O sistema GGAS (leia-se: “Gê Gás”) é o Sistema de Gestão Comercial de Gás Natural que visa atender, de forma abrangente, as necessidades inerentes à área comercial de uma empresa distribuidora de gás natural e possibilita a gestão dos cadastros, da medição, dos contratos, do faturamento (incluindo emissão das NF-e’s), da cobrança, da arrecadação além de disponibilizar dados para a integração com sistemas da área contábil, financeira, operacional e gerencial.

Sigati  (3906 membros)

O Sigati é uma ferramenta gráfica que consolida em uma única interface a administração de serviços de diretório distribuído baseados no OpenLDAP, permitindo a administração de objetos, partições, réplicas, esquemas e listas de controle de acesso.

Diferentemente de outras ferramentas livres existentes, que geralmente provem apenas administração de objetos, o Sigati permite um gerenciamento mais amplo, facilitando a execução de atividades complexas e evitando que o administrador tenha que editar manualmente os arquivos de configuração do diretório.

Desenvolvedor: Universidade Católica de Brasília (UCB).

Linguagem: Java.

e-Nota  (8123 membros)

O e-Nota é um sistema informatizado para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços, visando a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-Nota foi desenvolvido para auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização para gestão das informações pertinentes a emissão de NFe de Serviços.

gpweb  (12940 membros)

O sistema integrado gpweb, tanto na parte de gerenciamento de projetos e práticas de gestão, quanto na tramitação interna de mensagens e documentos protocolados, se propõe a ser uma solução completa e integrada para qualquer organização. Roda via Web, tendo sido criado na linguagem PHP e banco de dados MySQL.

O gpweb é composto por um conjunto de módulos. Alguns destes módulos, bem como elementos do núcleo do sistema, são derivados do dotProject. Outras funções foram aperfeiçoadas a partir do Software Público SPED, conforme detalhes a seguir:

Módulo de E-mail corporativo com assinatura eletrônica, criptografia, aviso de leitura, controle de agenda, dentre outras funcionalidades; Módulo de criação e envio de documentos, tal qual o SPED, mas mais fácil e flexível;

Módulo de gerenciamento de projetos completo, inclusive podendo importar do MS Project e dotProject, contendo também WBS;

Módulo de Gestão da Excelência, com controle de indicadores, práticas de gestão, relatório de gestão, com as réguas de 250, 500 e 1000 pontos do Gov. Federal (PQGF) e da Fundação Nacional da Qualidade, assim como a régua de 500 pontos do Exército;

Módulo de agenda coletiva e lista de atividades à realizar, integrada ao demais módulos, com funcionalidades semelhantes ao Lotus Notes e Google Agenda.

InVesalius  (7093 membros)

InVesalius é um software público para área de saúde que visa auxiliar o diagnóstico e o planejamento cirúrgico. A partir de imagens em duas dimensões (2D)  obtidas através de equipamentos de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, o programa permite criar modelos virtuais em três dimensões (3D) correspondentes às estruturas anatômicas dos pacientes em acompanhamento médico. O software tem demonstrado grande versatilidade e vem contribuindo com diversas áreas dentre as quais medicina, odontologia, veterinária, arqueologia e engenharia. O programa foi desenvolvido pelo antigo CenPRA atual CTI(Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), unidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através das linguagens de programação Python e C++. Atualmente opera em GNU Linux (Ubuntu, Fedora e OpenSuse já foram testados) e Windows (XP e Vista), sendo que é licenciado pela CC-GNU GPL (Licença Pública Geral) versão 2 (em português).

REDECA  (1616 membros)

REDECA é um software voltado para o auxílio na formação de redes sociais de proteção à criança e ao adolescente. Tem como premissa o compartilhamento e a troca de informações em um ambiente, a segurança das informações e a agilidade de comunicação entre os atores de uma rede. Seu nome deriva das palavras REDE e ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).

Apoena  (4335 membros)

Apoena é um Software Livre que surgiu da necessidade de facilitar a Democratização da Informação nos telecentros do Banco do Brasil. A ferramenta elabora Clippings de notícias. Funciona como uma agência de notícias coletando e processando informações de mais de 300 fontes informativas.

Desenvolvedor: Banco do Brasil S.A.

Linguagem: Shell Script, Java, PHP

Banco de Dados: Mysql

EdiTom  (5831 membros)

Para permitir que iniciantes pudessem ter uma ferramenta para criar sons, representá-los em forma gráfica, escrever músicas e ouvir  efeitos sonoros, era necessário um software voltado  para atender estas facilidades.

Este software de edição de partituras é sem similar mundial. Possui  todas as características de um editor de partitura convencional, acrescido de facilitadores em vários níveis, visando sempre permitir ao iniciante partir de ações reais, para o mundo técnico da música.

OpenACS  (2372 membros)

O Sistema de Arquitetura de Comunidades Aberto (OpenACS) é um framework de desenvolvimento Web para construir aplicações que suportam comunidades virtuais. O OpenACS fornece uma infra-estrutura robusta, construída em cima dos seguindes componentes padrão: a linguagem de programação Tcl, um banco de dados PostgreSQL ou Oracle para armazenar os dados da aplicação, o servidor AOLServer para o serviço HTTP e sistemas operacionais *nix ou Windows. Como outros frameworks modernos, o OpenACS dá suporte a:

Sistema de template para separar a lógica da apresentação;

Internacionalização para apresentar a interface de acordo com a linguagem do usuário;

Um sistema de pacotes modular para criar aplicações dependentes;

Um sistema de papéis e permissões;

Um repositório de conteúdo (content repository) para armazenar todos os tipos de conteúdo e manter um histórico de versões.

KyaPanel  (3242 membros)

O KyaPanel é um sistema de gestão para servidores de e-mail que utilizam Postfix, LDAP e Courier. Além da gerência comum ele também está integrado com o Egroupware quando utilizado com Postgres, permitindo a seleção dos aplicativos disponíveis na mesma interface do KyaPanel.

Desenvolvido em camadas, o seu core está desenvolvido em Shell Script e sua interface em PHP, que executa o core através de um daemon próprio. Esta estrutura permite que outras interfaces sejam desenvolvidas sem afetar o comportamento do sistema. Em sua nova série o KyaPanel esta 100% integrado ao LDAP, MySQL e PostgreSQL. Basta selecionar a base que melhor lhe atender.

CAU – Central de Atendimento ao Usuário  (5650 membros)

Foi desenvolvido pela Embratur para ser um ponto único entre o gerenciamento de TI, atividades auxiliares e o usuário, formalizando os processos operacionais, dando transparência e possibilitando que todos os envolvidos no processo tenham o correto entendimento sobre os processos de trabalho seguidos pelas áreas.

DIM – Dispensação Individualizada de Medicamentos  (1956 membros)

O software DIM nasceu da necessidade de uma ferramenta capaz de gerenciar a

dispensação de medicamentos para municípios com mais de 1.000.000 de habitantes e

uma média de mais de 20.000 dispensações por dia. Controlando em cada operação o

lote e a validade dos medicamentos disponibilizados aos pacientes e identificando

univocamente cada paciente, garantindo desta maneira a rastreabilidade.

Demoiselle  (1849 membros)

Demoiselle Framework é uma API Java para desenvolvimento de aplicações JEE, criada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em 2008 e disponibilizada como software livre em abril de 2009. O Demoiselle Framework surgiu da necessidade do Serpro de:

Padronizar o desenvolvimento de aplicações (com relação a construção de código);

Gerar código reutilizável; Desenvolver software de forma colaborativa; Integrar diferentes instituições e tecnologias.

O princípio fundamental do Demoiselle Framework é que a arquitetura de software resolve quatro problemas: ela provê uma estrutura básica para um projeto, indica as tecnologias a serem adotadas, define os padrões de implementação e ajuda nas decisões de projeto.

ASES  (3402 membros)

O ASES é uma ferramenta que permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo.

Algumas funcionalidades:

Avaliador de acessibilidade (e-MAG e WCAG);

Avaliador de CSS;

Avaliador de HTML (4.01 e XHTML);

Simuladores de leitor de tela (tempo) e Baixa visão (daltonismo, miopia, catarata);

Ferramenta para selecionar o DocType, conteúdo alternativo, associador de rótulos, links redundantes, corretor de eventos e preenchimento de formulários.

CMS – Controle de Marcas e Sinais  (1276 membros)

O Marcas e Sinais é um software que auxilia o registro e consulta por marcas e sinais utilizados por produtores rurais. Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Bagé, o sistema foi criado a partir da dificuldade de armazenagem e problemas ocasionados pelo manuseio de registros físicos. O sistema é utilizado através da plataforma web, tornando mais fácil o acesso e sua a atualização.

Koruja  (9461 membros)

O projeto nasceu devido à necessidade de empresas públicas e privadas em administrar, gerenciar, controlar e auditar configurações em ambientes de TI a partir de um único ponto de vista. Dentro dessa perspectiva surge a ideia de criar um mecanismo de automação de coleta de configuração dos recursos tecnológicos (servidores, roteadores, switches, estações de trabalho, etc.) do ambiente de TI sem utilizar agentes (AgentLess) e integrado às funcionalidades de um ambiente de colaboração Wiki.

Funciona a partir do desenvolvimento e acoplamento de “plugins/drives” específicos para cada recurso tecnológico existente no ambiente de TI.

Esses “plugins/drivers” tem a tarefa de fazer a coleta das informações dos recursos tecnológicos e enviá-los para camada de apresentação em ambiente Wiki.

Linux Educacional  (7350 membros)

O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução. A versão 3.0 do Linux Educacional, foi baseada em uma distribuição GNU/Linux chamada Kubuntu, com uma identidade visual simples e atrativa, aplicativos educacionais personalizados, ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais, repositório Debian de conteúdos educacionais mantido pelo MEC e ferramentas de produtividade.

O Linux Educacional tem como objetivo facilitar a utilização de software livre em ambientes de informática voltados para a educação, proporcionando aos técnicos, professores e alunos uma maior liberdade de personalização do ambiente.

Foi lançada a versão 4.0 do Linux Educacional, com novos recursos de interface e diversos aplicativos novos, essa versão foi desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio dos técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional. Ela já está disponível em todas as escolas públicas brasileiras através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).

Pandorga  (5906 membros)

O Pandorga GNU/Linux é uma distribuição educacional criada em 2006 especialmente para crianças, pré-adolescentes e escolas de ensino infantil e fundamental. Seu propósito é fazer do laboratório de informática um ambiente de segurança, diversão e aprendizado, com muitos jogos e programas que exercitem a mente sem perder o prazer em estudar. Querida pelos educadores, pais e alunos, a distribuição educacional Pandorga tem uma trajetória de sucesso, realizações, trabalho e diversão garantida desde o desenvolvedor até o usuário final, os alunos!

Cocar  (13200 membros)

O CONTROLADOR CENTRALIZADO DO AMBIENTE DE REDE ­ COCAR foi desenvolvido pelo DERE com o objetivo de disponibilizar, para todos os escritórios, uma ferramenta para monitoração do tráfego nos circuitos da rede de acesso e fornecer alarmes informativos de queda de performance nestes circuitos com o armazenamento dos dados coletados.

WebIntegrator – Produtividade Java WEB  (9261 membros)

Webintegrator é um ambiente de alta produtividade para o desenvolvimento de aplicações Web em plataforma Java, que cria facilidades de uso e acelera o aprendizado técnico dos desenvolvedores.

Geplanes  (11398 membros)

O Geplanes é um software de gestão estratégica elaborado para empresas públicas ou privadas. Ele é utilizado na fase de elaboração do planejamento estratégico e na execução das ações. Fazendo uso do Geplanes é possível gerenciar as medidas, as metas e seus desdobramentos, os indicadores e as anomalias. Através de relatórios, de gráficos e do painel de controle os gerentes, coordenadores, diretores e presidentes têm uma visão dos indicadores e da instituição.

OASIS  (11.153 membros)

O OASIS permite o acompanhamento das ações da área de TI como Rede de Computadores, Banco de Dados, Modernização, Desenvolvimento de Sistemas e Sítios, entre outros. O objetivo é acompanhar os projetos desenvolvidos pelas áreas de TI, no que diz respeito ao seu ciclo de vida (solicitação de proposta, execução de proposta, solicitação de manutenção, execução de evolução, histórico, pessoal envolvido, gerenciamento e documentação, demanda e execução de serviços). Com a ferramenta também é possível realizar o acompanhamento gerencial dos tempos e custos, através de métricas, favorecendo a criação de indicadores de desempenho e a consequente melhoria na qualidade das atividades desenvolvidas pelas áreas de TI. Também é possível controlar e acompanhar os contratos com as empresas terceirizadas, incluindo informações do contrato, dos serviços, dos projetos previstos, das infrações e penalidades.

Gnuteca  (9208 membros)

O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários

O Gnuteca é um software livre, o que significa que o mesmo pode ser copiado, distribuído e modificado livremente é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC – Library Of Congress).

Ação – Sistema de Acompanhamento de Projetos Sociais  (1821 membros)

O Ação – Sistema de Acompanhamento de Projetos Sociais foi concebido para informatizar os dados coletados pelos programas sociais, possibilitando o armazenamento, consulta e gerenciamento destes dados. Características técnicas: Foi desenvolvido com filosofia de orientação a objetos, camadas MVC, em plataforma Catalyst com linguagem Perl, Javascript, Xquery e Xpath. A ferramenta já vem sendo usada por órgãos do Município de Fortaleza.

Jaguar  (3265 membros)

O JAGUAR é um framework Java EE que traz uma arquitetura de software de alto nível, reutilizável e extensível, baseada na integração de dezenas de frameworks de base (matéria prima Open Source), líderes em seus segmentos e aplicando generalizações OO em uma arquitetura MVC2 que resultam em solução com alto nível de abstração, pouco código Java e utilizando recursos como IoC, DI e AOP, de forma natural e padronizada. Além disso, produz aplicações Java EE 5 Full-Complient, incluindo interfaces Web 2.0 com alta usabilidade e aderente aos padrões de mercado. O JAGUAR é uma contribuição da Powerlogic à comunidade de software livre que agora passa a ter um framework de integração de última milha, gratuito em licença GPLv2, criada a partir do software jCompany Developer Suite de propriedade da Powerlogic.

SPED – Sistema de protocolo eletrônico  (19997 membros)

O Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos (SPED) é um sistema WEB que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A partir desta necessidade o sistema foi desenvolvido pelo Exército para controlar o protocolo de documentos.

Novo Portal SPB  (505 membros)

Comunidade para discussão e participação no processo de desenvolvimento do novo Portal do Software Público Brasileiro. O SPB tem funcionado ao longo dos últimos anos como um núcleo de inovação na administração pública e nos municípios brasileiros, causando transformações na indústria de software e economia para o governo. É com essa visão que anunciamos orgulhosamente que está em curso o processo de reformulação do Portal do Software Público Brasileliro, que agora será aberto e transparente, de forma que qualquer cidadão possa sugerir ideias e criticar o que não concordar!

A intenção é dar continuidade ao  processo de construção do novo Portal SPB de forma mais colaborativa possível, abrindo para toda a sociedade participar diretamente através de um processo de construção em que todos tenham a chance de participar. A ideia é abrir espaço para que todos as partes interessadas do Portal possam contribuir, expressando suas necessidades e dificuldades no ambiente e opinar sobre maneiras de como torná-lo mais atrativo e eficaz.

i3GEO  (13401 membros)

O i3Geo é um software para internet baseado em um conjunto de outros softwares livres, principalmente o Mapserver. O foco principal é a disponibilização de dados geográficos e um conjunto de ferramentas de navegação, geração de análises, compartilhamento e geração de mapas sob demanda.

Sagu – Sistema aberto de gestão unificada  (7751 membros)

O SAGU é uma solução livre criada para apoiar o gerenciamento de instituições de Ensino (superior e técnico). Seu funcionamento de forma modularizada, proporciona aos gestores um conjunto de ferramentas que integra e otimiza os processos dos diferentes setores da instituição.

 

ERP5 BR  (13218 membros)

O ERP5 BR é uma solução para Sistemas Integrados de Gestão (ERP) que proporciona transparência, flexibilidade e evolução para seus usuários. Com a utilização dos modelos de negócio (Business Templates) existentes hoje, o ERP5 cobre as áreas de contabilidade, relacionamento com os clientes, comércio, gestão de armazém, expedição, faturas, gestão de recursos humanos, design de produto, produção, gerenciamento de projetos, entre muitas outras.

O ERP5 é utilizado como base de pesquisa pelo Núcleo de Sistema de Informação (NSI), Instituto Federal Fluminense (IFF), desde 2002. Desenvolvido na plataforma Python/Zope, o ERP5 é utilizado e customizável através de um navegador web. O ERP5 possui ferramentas embutidas para desenvolvimento web, que possibilitam desenvolver desde pequenas alterações em formulários até mudanças de workflow e inserção de novas classes.

SGA LIVRE – Sistema de Gerenciamento do Atendimento  (13466 membros)

SGA LIVRE significa Sistema de Gerenciamento do Atendimento, versão Livre. É desenvolvido pela DATAPREV, totalmente baseado em tecnologias de software livre e de código aberto.

Através do SGA é possível gerenciar filas e fluxo de atendimento em quaisquer tipos de empresas ou organizações que prestam serviço de atendimento presencial à pessoas.

O SGA oferece o controle de filas de atendimento através de emissão de senhas e chamada das mesmas através de painéis. As filas de atendimento podem conter um único serviço ou um grupo de serviços. Os painéis podem chamar um, vários ou todos os serviços. Uma unidade de atendimento pode ter vários painéis.

O SGA é mais do que um sistema de controle de filas. Ao gerenciar o fluxo de atendimento, o sistema apresenta uma série de recursos que auxiliam na gerência e administração das unidades de atendimento. As informações gerenciais fornecidas pelo SGA possibilitam aos gestores planejar, acompanhar, monitorar, otimizar e agilizar o atendimento aos clientes.

Curupira  (9490 membros)

Solução corporativa em Software Livre, desenvolvida pela equipe da CAIXA, utilizando código aberto e executado sob o sistema operacional Linux, que permite o gerenciamento dos processos de impressão através da gestão racional dos elevados custos, volumes de impressão, insumos, permissões e eficiência do uso em redes corporativas.

Amadeus  (8087 membros)

Sistema de gestão de aprendizagem para Educação a Distância baseado no conceito de blended learning (uma mistura de aulas a distância com presenciais). O Amadeus permite ampliar as experiências para diversas plataformas como Internet, desktop, celulares, PDAs e TV Digital, de forma integrada e consistente, permitindo a execução de novas estratégias de ensino e de aprendizagem orientadas por teorias construtivistas ou sócio-interacionista do desenvolvimento humano.

i-Educar  (20393 membros)

O i-Educar é um software de gestão escolar. Centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público. O i-Educar foi desenvolvido inicialmente pela prefeitura de Itajaí-SC e fora disponibilizado como software livre através de uma parceria tecnológica com a Cobra Tecnologia.

Com o i-Educar é possível controlar todo o cadastro de alunos,  com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Funcionalidades como:  matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários e relatórios gerenciais são realizados de forma integrada. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas de cada escola.

Banco de Talentos  (6045 membros)

O Banco de Talentos foi desenvolvido no intuito de mapear os talentos da Câmara dos Deputados e identificar o potencial humano da Instituição, de modo a facilitar uma análise contínua da evolução funcional, por meio da disponibilização de informações prestadas pelos próprios servidores.

Ele foi elaborado com base em um meta-modelo de dados que permite a sua adequação à realidade das mais diversas organizações.

A Câmara dos Deputados está disponibilizando o Banco de Talentos à comunidade por meio do Portal do Software Público, sem ônus financeiro, visando a sua evolução e a melhor utilização dos recursos públicos.

FormDin  (4801 membros)

O FormDin é um framework PHP para desenvolvimento de aplicações web. Foi disponibilizado como Software Público pela SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. O FormDin compõe-se por um conjunto de componentes de software, que proveem uma arquitetura básica para o desenvolvimento de aplicações web baseadas em um menu principal, formulários de entrada de dados e relatórios.

 

LightBase – Banco de Dados Textual Multimídia e Soluções de GED  (7490 membros)

A solução LightBase é um banco de dados textual multimídia e reúne um ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações e um servidor tridimensional para recuperação textual, possibilitando um rápido acesso a qualquer informação da base de dados. A ferramenta foi disponbilizada em conjunto com o GoldenDoc.

O GoldenDoc fornece um conjunto de frameworks para a implantação de soluções voltadas para Gestão Documental em formato eletrônico, com base em informações estruturadas ou não.  Integrada com outras soluções de digitalização, o GoldenDoc possibilita a implantação de todo um processo de captação de documentos: Preparação, Digitalização, Controle de Qualidade, Indexação e disponibilização das imagens e índices para consulta na Web, indicadas para Gestão Municipal e Pública em geral.

Ginga  (14072 membros)

Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes).

Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país.

O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicações seguindo dois paradigmas de programação diferentes. Dependendo das funcionalidades requeridas no projeto de cada aplicação, um paradigma possuirá uma melhor adequação que o outro.

SGF  (9584 membros)

Otimização do controle da frota municipal em todos os órgãos da administração pública de Fortaleza em um ambiente único baseado em Software Livre. O sistema foi elaborado visando a transparência, agilidade no acesso às informações, diminuição dos gastos públicos e a construção de uma alternativa ecologicamente viável ao uso do papel.

Objetivos específicos:

Sistematizar e controlar todo o processo de abastecimento, utilização da frota, veículos nas oficinas e abastecimento de combustível;

Reduzir o consumo de papel;

Reduzir os atrasos no resgate das informações.

e-ISS  (3690 membros)

O e-ISS é um sistema informatizado que visa a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-ISS foi desenvolvido de maneira a auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização.

MDArte  (2274 membros)

O MDArte tem como propósito a criação de um novo referencial de software público, com o uso de tecnologias modernas, redução do custo total dos serviços de tecnologia da informação e da dependência de soluções proprietárias. Estes objetivos serão alcançados através do uso, evolução e disponibilização de uma infra-estrutura MDA (Model Driven Architecture) open source. A aplicação de uma abordagem de arquitetura orientada a modelo (MDA) permite dentre outras vantagens a padronização da arquitetura da aplicação, a aplicação e reuso de melhores práticas de programação e a sincronia entre os modelos que documentam o sistema e a implementação. A evolução do framework será direcionada no sentido de se obter uma infra-estrutura MDA voltada para o desenvolvimento de softwares de governo a ser disponibilizada como software público.

O MDArte compreende um conjunto de cartuchos AndroMDA com diversas soluções de projeto e arquitetura incorporadas nos procedimentos de transformação de modelos seguindo a abordagem MDA.

PW3270  (6119 membros)

O pw3270 é um emulador de terminal 3270 totalmente livre, com recursos avançados e uma interface amigável (elaborada em GTK), comparável às melhores ferramentas do mercado.

Disponível para Linux e Windows.

SIMEC – Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças  (3882 membros)

O Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças-SIMEC, desenvolvido pelo Ministério da Educação e exemplo de gestão integrada de funções administrativas, será disponibilizado para toda sociedade durante a abertura do Fórum Sulamericano de Líderes de TI de Governo, que ocorre nesta terça-feira na cidade de Brasília.

A solução poderá ser usada por qualquer órgão do setor público, a exemplo do Ministério do Turismo que hoje é um dos usuários do SIMEC. São mais de dez órgãos do governo federal que utilizam a solução. A Telebras e o SENAI utilizam a ferramenta para realizar o monitoramento de obras, como pode ser observado, respectivamente, nos endereços telebras.mesotec.com.br/ e www.obras.senai.br/.

O SIMEC tem diversos módulos que atendem funções administrativas básicas, com destaque para programação orçamentária, gestão de projetos e planejamento de metas. São também usuários da ferramenta a Força Aérea Brasileira no SISOBRAS; o Ministério da Justiça no PRONASCI; e as Secretarias Especiais de Políticas para as Mulheres na Central180(central180.call.inf.br/) e de Direitos Humanos no Disque100 (disque100.call.inf.br/).

Xemelê  (6264 membros)

Este grupo busca compartilhar soluções para fomento da comunicação interativa e dos processos colaborativos utilizando a plataforma Internet. Estamos falando de ferramentas para gerenciamento de sites, blogs, chats, wikis, e também de ambientes para integração de serviços de e-mail, agenda, workflow, etc. Para o código (até o momento) utilizamos HTML, PHP, JavaScript, Jquery, e banco de dados MySql. Entretanto é importante destacar que a comunidade Xemelê busca atender ao público que não domina código, mas ainda assim deseja explorar o potencial de comunicação interativa e colaboração da Internet.

Sistema de Ouvidoria  (3870 membros)

A Constituição Federal, em seu artigo 37, determina que a Administração Pública deve obedecer, dentre outros, aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, bem como assegura a participação do cidadão na manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços. Uma estrutura de ouvidoria possibilita a análise de críticas e sugestões a respeito dos serviços prestados, constituindo um importante instrumento para a solução de problemas, melhoria de processos e procedimentos.

A Ouvidoria-Geral da União (OGU), ciente da importância de promover a implementação da Lei de Acesso a Informação (Lei 12.527/2011) pelas ouvidorias públicas federais, de fomentar sua integração e de a elas disponibilizar adequados instrumentos para gestão, buscou na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (Slti/Mpog) apoio para identificação de necessidades em tecnologia de informação (TI). As áreas de TI da Administração Federal direta e indireta responderam a detalhado questionário sobre os sistemas que suas ouvidorias utilizavam, indicando especial demanda pela disponibilização de software gratuito e específico para essas unidades.

Sensibilizado com esse diagnóstico, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) decidiu disponibilizar às ouvidorias, gratuitamente, o Sistema de Ouvidoria que adota internamente. Tal Sistema, desenvolvido em plataforma web, garante adaptabilidade e viabilidade econômica e técnica às ouvidorias, permitindo a emissão de relatórios gerenciais, apresentando estatísticas dos dados consolidados e possibilitando seu uso por ouvidorias com diferentes estruturas. Por meio do Sistema de Ouvidoria, a instituição poderá realizar o diagnóstico e a análise das manifestações recebida e fornecer feedback ao cidadão ao longo desse processo.

EducatuX  (5638 membros)

O EducatuX é um método educacional que foi concebido com a finalidade de promover uma integração pedagógica entre computadores e educação utilizando software livre. O projeto visa à construção de materiais didáticos para professores e alunos do ensino fundamental que auxiliem na integração das aulas à tecnologia. Também temos como objetivo a construção de oficinas práticas que serão aplicadas nas escolas tendo como público alvo os professores e pedagogos da escola.

Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas  (2715 membros)

O SAELE – Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas foi desenvolvido pela UFRGS com o objetivo de disponibilizar esse importante serviço à comunidade universitária. O software foi desenvolvido em linguagem PHP utilizando o PostGresSQL como base de dados para manter seu repositório. Foi concebido sob a plataforma GPL – General Public License, disponível para ser compartilhado, reservado os seus direitos autorais.

Sisau-Saci-Contra  (6490 membros)

Software de atendimento aos usuários, Sistema de gerenciamento de Portais e de controle de acesso.

Desenvolvedor: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Linguagem: PHP

Banco de Dados: PostgreSQL

Minuano  (5774 membros)

A Solução MINUANO – Transmissão de Áudio e Vídeo totalmente em Software Livre CAIXA, trata-se de um sistema de captura, processamento, compactação e distribuição do sinal digital para a intranet ou Internet, ao vivo e ou download. Solução com foco nas comunicações organizacionais e aplicação para Setor Público, Privado e Governo, em especial pelas características continentais do nosso Pais, possibilitando uma extrema agilidade nas comunicações e informações com drástica redução de custos.

Solução certificada pelo Programa de Racionalização de Gastos e Eliminação de Desperdícios CAIXA.

GSAN  (4072 membros)

Sistema integrado de gestão de serviços de saneamento. O GSAN é um sistema, desenvolvido com ferramentas de software livre, de Gerência de Operações Comerciais e de Controle da execução de serviços internos, disponível gratuitamente para prestadores dos serviços de saneamento brasileiros e para atendimento de seus usuários.

O GSNA foi criado com o objetivo de elevar o nível de desempenho e de eficiência das empresas de abastecimento de água e coleta de esgotos, e pode ser adaptado a empresas de pequeno, médio e grande portes.

SGD – Sistema de Gestão de Demandas  (18892 membros)

O SGD foi desenvolvido dentro da filosofia de software livre para atender as necessidades da TI, transformando as demandas internas em projetos que são controlados pelo escritório de projetos, melhorando conseqüentemente a qualidade do atendimento do serviço público. Contudo, por sua flexibilidade, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer área, órgão público ou empresa que deseje o efetivo controle de suas demandas. O sistema apesar de empregar técnicas voltadas a orientação de objetos, adoção de linguagem de programação livre e a arquitetura do sistema estruturada em três camadas, tem a preocupação da adoção de padrões abertos, bem como a aderência com a política de software livre do governo federal.

 

CACIC – Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais  (38151 membros)

Primeiro Software Público do Governo Federal, resultado do Consórcio de Cooperação entre a SLTI – Secretaria de Logística Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG e a DATAPREV – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, desenvolvido pelo Escritório Regional da DATAPREV no Espírito Santo.

O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

Desenvolvedor: DATAPREV – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social

Linguagens de Programação: Php, Perl, Python e Delphi

SIVAC – Sistema on-line de Vacinação  (1601 membros)

O SIVAC é um sistema on-line de vacinação para registrar e monitorar a aplicação de vacinas no país. A partir das aplicações lançadas individualmente, o SIVAC gera dados estatísticos precisos, identifica os indivíduos faltosos e gerencia as campanhas e rotinas de vacinação por imunobiológico. O sistema permite também controlar os estoques de vacinas, analisar as informações das diversas unidades de saúde responsáveis pela aplicação e disponibilizar uma caderneta de vacinação eletrônica.

e-Proinfo  (8975 membros)

O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem – e-ProInfo é um software público, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância – SEED do Ministério da Educação – MEC e licenciado por meio da GPL-GNU, Licença Pública Geral.

Ressaltamos que o e-ProInfo é software público e possui licenciamento específico. O contrato segue às regras da Licença Pública Geral – GPL e deve ser conhecida pelas Instituições que pretendem utilizá-lo. Para obter informações referentes as regras o usuário deverá acessar o link GNU GPL.

Fila – Sistema de Atendimento  (9588 membros)

O Fila – Sistema de Atendimento é a solução de software e hardware desenvolvida pela Oktiva [http://www.oktiva.com.br] para gerenciamento do atendimento ao público.

No Fila a senha é solicitada pelo usuário através de uma interface simples e intuitiva. Ao apertar o botão capacitivo (como o de alguns elevadores) correspondente à categoria de atendimento desejada, a senha é emitida em impressora térmica com indicações do local, categoria e data/hora.

O sistema suporta diferentes categorias de atendimento, com o estabelecimento individualizado de prioridades e tempos máximos de espera e atendimento distintos para cada categoria.

Cada categoria de atendimento pode ser associada a determinados guichês. Isso permite, por exemplo, que os atendimentos preferenciais sejam direcionados apenas para guichês com acessibilidade adequada. Permite também que o supervisor realoque categorias e guichês para atender melhor à demanda.

O painel de chamada de senhas dispõe de sinalização visual e sonora e está integrado à TV, o que mais do que economizar um display, mantém a atenção dos usuários concentrada no painel de senhas.

Prefeitura Livre  (10802 membros)

O PREFEITURA LIVRE é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas. Você não precisa pagar qualquer valor referente a licença de software para utilizar esta solução, basta baixar o código-fonte e configurá-lo adequadamente com os diversos SOFTWARES LIVRES que compõem a solução. O PREFEITURA LIVRE é a única solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo. Sendo um SOFTWARE LIVRE desenvolvido sob um framework estruturado em 3 camadas (MVC), ele pode ser adaptado rapidamente a qualquer nova demanda.

Cortex  (1861 membros)

Cortex é um framework para desenvolvimento de aplicativos desktop multiplataforma em C++. Ele se baseia na composição de Sinapses (bibliotecas dinâmicas) em tempo de execução e sugere fortemente sua modelagem como serviços em uma Arquitetura Orientada a Serviços. É calcado em princípios SOA, o que não implica necessariamente em web services. Entretanto, já foi implementada uma solução híbrida de serviços web e desktop operando em conjunto, a qual deve ser em breve disponibilizada como parte do framework.

Sagui  (3004 membros)

O SAGUI gerencia todas as estações GNU/Linux. Com ele é possível executar scripts (seqüência de comandos em linguagem de computador) de correção, customização ou coleta de informações de forma centralizada. Através de patches, é possível ainda definir o escopo de aplicação: se em toda a rede ou parte dela. Sua implementação aumentou a produtividade dos Centros de Especialização do Serpro (estruturas ligadas à Superintendência de Tecnologia da Informação, com capacidade para atender tecnicamente qualquer demanda em TIC e suporte às áreas de infra-estrutura)

SNEP PBX IP  (4432 membros)

Software de Telecomunicação para Configuração de Centrais Telefônicas PBX IP. Baseado em Asterisk e GNU/Linux o SNEP é capaz de rodar em pequenos hardwares com uma boa performance. Possui diversos recursos de administração que darão flexibilidade, agilidade e produtividade na comunicação de voz das empresas. Pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada negócio. Possui todas as funcionalidades de uma central telefônica de grande porte: Voice mail, gravação, roteamento avançado de ligações, cadeado, ilimitados ramais e muitas outras .

e-cidade  (14476 membros)

O e-cidade destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e outros.

A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-cidade, além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministério do Planejamento.

Guarux  (859 membros)

A Solução Guarux é voltada à educação especial ou até mesmo a usuário final, visando, principalmente, a acessibilidade de deficientes visuais e tetrapelegia com mecanismos(jogos) próprios voltado ao desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down e TDG – Transtorno Global do Desenvolvimento (destacam-se neste espectro: Autismo, Asperger, Síndrome do cromossomo X, …). Além disso, contém uma gama de Software’s Educacionais e pedagógicos que auxiliam os estudos de crianças, adolescentes, adultos, docentes bem como profissionais na área da saúde que estejam envolvidos com estes temas.

Tucunaré  (1192 membros)

O Tucunaré antes conhecido como SuiteTelecentro é uma distribuição baseada em Debian GNU/Linux customizada para uso nos telecentros brasileiros.

Foi desenvolvida para facilitar a instalação e configurações do Sistema Operacional nos telecentros, conta com uma vasta quantidade de programas amigáveis que são adaptados para as configurações necessárias para o uso em um telecentro em seu dia a dia.

Possui uma arquitetura cliente-servidor, que usa a infraestrutura do projeto LTSP (clientes leves), onde tudo está instalado em um servidor LTSP, que compartilha softwares e aplicações para o cliente LTSP, não sendo necessário o uso de HD, CD-ROM ou DVD nas estações clientes.

O Tucunaré é uma solução madura, em desenvolvimento desde 2003, que contabiliza hoje mais de 600 mil downloads e está em uso em entidades como Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Ministério da Pesca, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas, SERPRO de Campinas, Assentamentos rurais entre outros.

Citsmart  (2363 membros)

Sistema de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação com o objetivo de gerar governança das instituições gerenciadas. Consiste na disponibilização de uma ferramenta baseada em ITIL (Information Technology Infrastructure Library) para o Gerenciamento de Serviços de TI. Tem como objetivo principal manter a eficiência nos processos de prestação de serviços de TI e promover a melhoria dos mesmos. Atua em conformidade com as boas práticas descritas na biblioteca ITIL. É um software aplicativo desenvolvido para ambiente web, sua utilização é feita via intranet e internet, com menus dinâmicos e personalizáveis.

Visite também: http://www.softwarepublico.gov.br/

Marcello Antunes

To top