Brasil e Suécia firmam acordo para redução da pobreza

Os governos do Brasil e da Suécia vão assinar nesta terça-feira (28), em Estocolmo, a capital sueca, o “Memorando de Entendimento sobre Parceria e Diálogo para o Desenvolvimento Global”, estabelecendo a parceria entre os dois países para promover ações conjuntas que resultem na redução da pobreza em países em desenvolvimento.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que representa o Brasil na assinatura do documento, em reunião da qual participarão o chanceler sueco Carl Bildt e a ministra da Cooperação para o Desenvolvimento, Gunilla Carlsson. Na reunião, serão examinadas as principais áreas da Parceria Estratégica bilateral, além de temas da agenda dos dois países, entre eles os desdobramentos da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), questões de paz e segurança internacionais e direitos humanos.
Nos últimos cinco anos, o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Suécia registrou crescimento médio de 8,1%. Em 2011, o fluxo de comércio superou US$ 2,7 bilhões, registrando aumento de 30,5% em comparação a 2010. De 2001 e 2011, os investimentos suecos no Brasil somaram cerca de US$ 1,1 bilhão.
O ministro brasileiro deixa a Suécia amanhã, em direção ao Senegal e, em seguida a  El Salvador, onde participa da reunião da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), que será aberta ainda nesta terça-feira.

(Agência Brasil)

To top