Brasil e Suécia firmam parceria para concessão de bolsas de estudo

:: Da redação22 de novembro de 2012 13:02

Brasil e Suécia firmam parceria para concessão de bolsas de estudo

:: Da redação22 de novembro de 2012

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Escritório do Programa Internacional de Educação e Formação (IPO) firmaram acordo para implementação de bolsas de graduação e pós-graduação na Suécia no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras. O memorando de entendimento foi assinado pelo presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, e pelo diretor-geral do IPO, Ulf Melin.

Programa incentiva o intercâmbio de estudantes e a troca de conhecimentos sobre inovação e tecnologia

Ciência sem Fronteiras

Lançado em dezembro de 2011, o programa Ciência sem Fronteiras já concedeu mais de 17 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada. A expectativa até o fim deste ano é chegar a 20 mil bolsas, com investimento aproximado de R$ 1,12 bilhão. Os editais lançados até o momento selecionaram bolsistas para intercâmbio nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Austrália e Coréia do Sul.

O programa promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação — doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.

Acesse as chamadas abertas aqui

 Portal Brasil

Leia também