Brasil inaugura laboratório de vigilância epidemiológica no Haiti

O Ministério da Saúde (MS) inaugurou, esta semana, o Laboratório de Saúde Pública de Cabo Haitiano, no Haiti. A iniciativa faz parte do projeto de cooperação tripartite Brasil-Cuba-Haiti, o Projeto Haiti, destinado, entre outros objetivos, a fortalecer o sistema de vigilância epidemiológica do País, que teve seu sistema de saúde abalado por um terremoto em 2010. O governo brasileiro disponibilizou R$ 700 mil para a reconstrução do laboratório e a compra de equipamentos. 

“O laboratório se encontra em uma localidade carente, com as condições sanitárias comprometidas e distante da capital do País, onde os serviços de saúde se encontram concentrados. Por isso, é muito importante a atuação de uma vigilância epidemiológica local bem estruturada”, explica o assessor especial de Assuntos Internacionais do MS, Alberto Kleiman. 

O governo também está financiando a construção de um laboratório na região haitiana de LesCayes – ao todo, o Brasil investiu R$ 1,3 milhão nos dois empreendimentos. 

Os dois laboratórios vão executar atividades de vigilância da qualidade da água, de fatores ambientais biológicos (vetores, hospedeiros, reservatórios e animais peçonhentos) e monitoramento de populações humanas expostas a fatores ambientais biológicos, químicos e físicos. 

Fonte: Ministério da Saúde

To top