Após dois anos

Brasil nada fez por objetivos tratados na ONU

Única ação do governo Temer sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foi criação de um grupo de acompanhamento, e só depois de pressão da sociedade
Brasil nada fez por objetivos tratados na ONU

Imagem: ONU

Dois anos após o Brasil assinar o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) nenhum avanço em qualquer dos 17 temas foi registrado até agora. Ao contrário, as organizações que compõem o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 consideram que as políticas implementadas desde então configuram graves retrocessos que se contrapõem ao cumprimento dos objetivos. “A principal ação até agora foi a criação da comissão nacional para acompanhar a implementação dos ODS. O que só ocorreu após forte pressão da sociedade”, destacou Maitê Gauto, coordenadora de Políticas Públicas da Fundação Abrinq.

Os ODS são 17 objetivos com 169 metas que buscam erradicar a miséria, combater as desigualdades e promover o desenvolvimento econômico sustentável. O documento foi assinado em 25 de setembro de 2015, durante reunião da ONU, em Nova Iorque. Em junho deste ano, o governo de Michel Temer apresentou seu primeiro Relatório Nacional Voluntário para a Agenda 2030, limitado a seis temas.

Confira a íntegra da matéria

To top