Brasil pode ter novo recorde na safra de grãos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (09/08) a sétima estimativa da safra de grãos para este ano, indicando que a produção deverá atingir 163 milhões de toneladas, 2% superior à safra de 2011 que foi de 160,1 milhões de toneladas e 1,6% maior do que a estimativa feita em julho. A área a ser colhida corresponde a 49,4 milhões de hectares, 1,5% acima da área colhida no ano passado. Arroz, milho e soja representam 91% da produção de cereais e 84,7% da área a ser colhida. A cultura do arroz teve redução da área plantada de 13,3%, enquanto que as culturas do milho e da soja, a dupla verde-amarela, tiveram acréscimos de 9,6% e de 3,7%, respectivamente.

Da safra estimada para este ano, de 163 milhões de toneladas, a região Centro-Oeste será responsável pela produção de 69,8 milhões de toneladas. Em seguida vem a região Sul, com 56,7 milhões de toneladas; a região Sudeste com 19,1 milhões de toneladas; o Nordeste com 13,2 milhões de toneladas e a região Norte com 4,5% milhões de toneladas. A produção cresceu nas regiões Norte (2,2%), Sudeste (11,3%) e Centro-Oeste (24,4%), mas caiu 16,4% na região Sul e 9,4% na região Nordeste. O destaque de produção continuou sob o domínio do estado do Mato Grosso. Líder por ser o maior produtor de grãos, sua produção teve participação de 24,7%, enquanto o estado do Paraná a produção cresceu 19,3% e Rio Grande do Sul, com 12,1%. Esses estados, juntos, representam 56,1% do total produzido no País.

Algodão
Favorecido pelo regime de chuvas, o Mato Grosso deverá responder por 52,2% da produção brasileira de algodão (em caroço), com melhoria significativa no rendimento por conta da seca que afetou diversos estados nas regiões Norte e Nordeste. O Piauí poderá ter bom desempenho já que aumentou a área plantada em 25,1% e o mesmo se verifica no Maranhão, onde o plantio do algodão ocupou uma área maior em 11,2% em relação a 2011. Assim, o IBGE projeta que a produção será aumentada em 31,4% no Piauí e 12,7% no Maranhão.

Arroz
Por conta da escassez de água dos reservatórios e a forte estiagem, a produção de arroz tende a prejudicar a rentabilidade dos produtores da região Sul, em especial os do Rio Grande do Sul. A área colhida teve redução de 13,3%, a produção caiu 14,9% e o rendimento médio encolheu 1,9% em relação à safra do ano passado. A forte estiagem na região Nordeste também prejudicou fortemente a produção, cuja queda corresponde a 35,6% do que foi produzido em 2011. No Nordeste, a seca provocou a perda da produção de arroz em 17.960 hectates. Em 2011, as perdas atingiram apenas 112 hectares.

Milho
Estimativas do IBGE apontam que a produção de milho neste ano corresponderá a 71,5 milhões de toneladas, 3,5% a mais da previsão feita em junho, será recorde. Considerando as duas safras anuais dessa cultura, o total produzido neste ano será 27% maior do que se verificou em 2011, resultado de uma área plantada 10,7% maior. Segundo o IBGE, a melhora nos preços do milho induziu a entrada de novos produtores e o aumento dos investimentos em tecnologia. A região Centro-Oeste permanece como a maior produtora de milho, com destaque para o estado do Mato Grosso, onde a produção cresceu 18,9% e o rendimento da atividade aumentou 17,9%.

Soja
As estimativas do IBGE para a produção de soja neste ano demonstram que a seca afetou o desempenho, apesar de a área plantada ter aumentado em algumas regiões. A região Sul foi a mais prejudicada pela falta de chuvas, daí a estimativa de produção da soja ter recuado 29,5% no Paraná, 48,4% no Rio Grande do Sul e 27,6% em Santa Catarina.

Sorgo
Grão que pode ser utilizado em substituição ao milho como forma de fonte de energia (ração animal), a produção de sorgo neste ano poderá ficar em 1,9 milhão de toneladas, 5,5% a mais do que a previsão feita pelo IBGE feita no mês passado. Maior produtor nacional, o estado de Goiás aumentou a área plantada em 2,4% e a produção deverá crescer 3,5%.

Marcello Antunes

To top