Brasil produzirá vacina que protege contra quatro tipos de doenças virais

A partir de 2013, a vacina, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora, fará parte do calendário do SUS.

O Brasil vai produzir vacina tetra viral que protege contra quatro doenças de uma única vez – sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora). O acordo para produção da vacina prevê a transferência de tecnologia do laboratório público Biomanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para o laboratório privado GlaxoSmithKline.A partir de 2013, a vacina fará parte do calendário básico de imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) e será oferecida gratuitamente em todo o País.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que o acordo garante o acesso a medicamentos e vacinas sem depender de outros países. “Podemos tomar como exemplo a pandemia do vírus  H1N1, quando a vacina não era produzida no País e não foram feitas doses em quantidade adequada”, justificou o ministro.

O ministro destacou que a empresa tem interesse em produzir o medicamento no Brasil por causa do tamanho do mercado consumidor nacional. “Produzir aqui significa distribuir para milhões de pessoas. Atualmente, temos 34 projetos que são parcerias com empresas”, explicou.

Todos os três componentes desta vacina são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida. A proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação e a soroconversão é em torno de 95%.

 Indicação da vacina

A vacina tetra viral é indicada para a prevenção de sarampo, caxumba, rubéola e varicela em crianças com idade de 12 meses até 12 anos.

A utilização em crianças com menos de 12 meses pode ser considerada no caso de situação epidemiológica justificada, onde a vacina pode ser administrada a partir de 9 meses de idade.

Com informações do Portal Brasil

To top