Abaixo das dez nações líderes em casos registrados de contágio por coronavírus no mundo, o Brasil é também um dos últimos países em número na aplicação de testes por milhão de habitantes. Estudo de cientistas das universidades de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP), em conjunto com institutos de pesquisa, indica que o Brasil pode ter mais de 312 mil casos da doença.
O número é 13 vezes maior do que as notificações atualizadas do Ministério da Saúde, da ordem de 23 mil casos. As informações constam do portal Covid-19 Brasil, implementado pelo consórcio de pesquisadores. Os dados mostram que as subnotificações causadas pela falta de testagem escondem cenário mais grave da pandemia no país. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro aposta no caos e sabota o combate ao vírus.
Os pesquisadores examinaram a proporção de casos com mortes até 10 de abril e compararam os números com dados sobre a taxa de mortalidade projetada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Se confirmados os cálculos, o Brasil estará atrás apenas dos Estados Unidos em número de casos registrados. O país faz em média 296 testes por milhão de habitantes. Já os Estados Unidos realizam 8.866 de testagens e a Alemanha, 15 mil. Leia mais!