Combate ao coronavírus

Brasil rumo ao desastre, com mais de 312 mil infectados

De acordo com estudo da UnB e da USP, número de pessoas contaminadas é 13 vezes maior do que as notificações oficiais
Brasil rumo ao desastre, com mais de 312 mil infectados

Abaixo das dez nações líderes em casos registrados de contágio por coronavírus no mundo, o Brasil é também um dos últimos países em número na aplicação de testes por milhão de habitantes. Estudo de cientistas das universidades de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP), em conjunto com institutos de pesquisa, indica que o Brasil pode ter mais de 312 mil casos da doença. 

O número é 13 vezes maior do que as notificações atualizadas do Ministério da Saúde, da ordem de 23 mil casos. As informações constam do portal Covid-19 Brasil, implementado pelo consórcio de pesquisadores. Os dados mostram que as subnotificações causadas pela falta de testagem escondem cenário mais grave da pandemia no país. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro aposta no caos e sabota o combate ao vírus. 

Os pesquisadores examinaram a proporção de casos com mortes até 10 de abril e compararam os números com dados sobre a taxa de mortalidade projetada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Se confirmados os cálculos, o Brasil estará atrás apenas dos Estados Unidos em número de casos registrados. O país faz em média 296 testes por milhão de habitantes. Já os Estados Unidos realizam 8.866 de testagens e a Alemanha, 15 mil.  Leia mais! 

To top