Brasil Sem Miséria atendeu 6,6 mil famílias assentadas

Assistência técnica auxilia a ampliação da renda.Famílias têm acesso a crédito e sementes de alta qualidade genética. Mais de 6,6 mil famílias assentadas da reforma agrária foram incluídas em 2011 no Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

Mais de 6,6 mil famílias assentadas da reforma agrária foram incluídas em 2011 no Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Agora, essas famílias têm acesso à assistência técnica individualizada e contínua, crédito e sementes de alta qualidade genética. Os agricultores familiares são de sete estados – Piauí, Ceará, Bahia, Pará, Acre, Minas Gerais e Rondônia. 

Assim como acontece com os agricultores familiares incluídos no Brasil Sem Miséria, os assentados da reforma agrária também estão sendo beneficiados com Assistência Técnica Social e Ambiental (Ates) fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

São mais de 80 técnicos qualificados para realizar o diagnóstico produtivo destas famílias e criar as condições para a superação da pobreza extrema. A expectativa para este ano é levar o atendimento de Ates com as características do Plano Brasil Sem Miséria para mais 12 mil famílias assentadas da reforma agrária nos sete estados já atendidos em 2011. 

Inclusão produtiva – No meio rural, onde se encontram 47% dos 16 milhões de pessoas em extrema pobreza, a prioridade do Plano Brasil Sem Miséria é aumentar a produção do agricultor com orientação, acompanhamento técnico, oferta de insumos e água. Os agricultores familiares mais pobres terão acompanhamento continuado e individualizado por equipes profissionais contratadas pelo governo federal por meio do MDA. Cada grupo de mil famílias terá a assistência de um técnico de nível superior e de dez técnicos de nível médio. Uma parceria com universidades e a Embrapa vai introduzir tecnologias apropriadas a cada família e, com isso, aumentar a produção. 

Cada família receberá um fomento a fundo perdido de R$ 2,4 mil, pagos em parcelas semestrais, durante dois anos, para adquirir insumos e equipamentos. Até 2014, serão atendidas 250 mil famílias. O plano prevê outras ações complementares ao fomento, como a oferta de sementes da Embrapa e tecnologias apropriadas para cada região. 

Outra ação é o Programa Água para Todos, que tem a meta de atender 750 mil famílias com a construção de cisternas e sistemas simplificados coletivos.

 Em Questão

Conheça o Brasil sem Miséria 

To top