Ministério da Saúde

População de 17 municípios alagoanos será atendida pelas Unidades Odontológicas Móveis
Criado em 2004, na gestão do senador Humberto Costa (PT-PE) como ministro da Saúde e transformado em política pública em 2023, o programa Brasil Sorridente vem crescendo e alcançando a população rural do país. Prova disso foi a recente entrega de 17 Unidades Odontológicas Móveis em Alagoas, destinadas a igual número de municípios daquele estado.
Com a presença do presidente Lula, a entrega marcou a retomada de uma ação estratégica do Brasil Sorridente, garantindo acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso, além de alcançar indígenas quilombolas, pessoas em situação de rua, assentadas e moradores das periferias urbanas. Segundo o Ministério da Saúde, cada unidade tem potencial para beneficiar cerca de 3,5 mil pessoas. Com os 17 novos veículos, mais de 60 mil alagoanos poderão ser beneficiados com acesso à saúde bucal por ano.
“Eu estou muito satisfeito porque cada vez que eu vejo uma pessoa sorrindo com todos os dentes na boca, eu vejo que essa pessoa está sendo tratada com respeito”, comemorou o presidente Lula.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que cada unidade entregue é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio x, ar condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, entre outros equipamentos essenciais para garantir a qualidade do atendimento. Uma novidade são as impressoras 3D para produção de próteses personalizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Durante muitos anos, existia uma área que nunca teve reconhecimento do SUS, que era o atendimento bucal. Hoje nós temos orgulho de dizer que o Brasil tem o maior programa público de saúde bucal do mundo. Temos mais de 30 mil equipes espalhadas pelo país”, afirmou Alexandre Padilha.
O senador Humberto Costa também celebrou a chegada das Unidades Odontológicas Móveis.
“É uma cena linda, que me enche de alegria. Orgulho de ter ajudado a construir o Brasil Sorridente, que vem sendo ampliado. É assim que se transforma o Brasil: com serviço de qualidade, aumentando o atendimento e levando saúde bucal a regiões remotas. Com Lula, o Brasil sorri de verdade”, destacou.
Números
De 2004 até agora, o Brasil Sorridente passou de cerca de 1 mil para mais de 36 mil equipes de saúde bucal distribuídas pelo país. O investimento também triplicou entre 2022 e 2024, saltando de R$ 1,5 bilhão para R$ 4,47 bilhões.No total, considerando as duas fases do Novo PAC Saúde, o governo federal vai entregar 800 Unidades Odontológicas Móveis, beneficiando cerca de 2,8 milhões de pessoas em todo o país. A região Nordeste será contemplada com 409 UOMs.
Com informações do Ministério da Saúde



