Crime ambiental

Solidariedade à população e às famílias atingidas em Brumadinho

O Corpo de Bombeiro confirmou o desaparecimento de 200 pessoas; "só a ganância de ter lucros exorbitantes explica tanto desinteresse com a vida humana e com o meio ambiente!", diz a senadora Gleisi
Solidariedade à população e às famílias atingidas em Brumadinho

Foto: Reprodução

A cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, foi atingida pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, no início da tarde desta sexta-feira (25), informa o portal Brasil de Fato em sua cobertura minuto a minuto (acompanhe abaixo).

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, existem pelo menos 200 pessoas desaparecidas em consequência do vazamento da barragem. No vazamento anterior, em Mariana, foram registradas 19 mortes.

MINUTO A MINUTO: ACOMPANHE A COBERTURA

“É mais um alerta, doloroso, de que a política de privatizações generalizadas com o afrouxamento de regras para conservação e preservação ambiental podem aumentar, e muito, tragédias como estas”, lamentou a senadora e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, nas redes sociais (veja abaixo).

“Uma terrível tragédia. Alguns não acham importante cuidar do meio ambiente, pode? Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, Grande BH; bombeiros confirmam 200 desaparecidos”, destacou o senador Jorge Viana (PT-AC) em sua conta no Twitter.

De acordo com o portal, o Corpo de Bombeiros informou que os moradores da cidade, que fica na grande Belo Horizonte, receberam um alerta para evacuar a região. O museu Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho, também está sendo evacuado.

Brumadinho: solidariedade à população e às famílias atingidas! Mais uma tragédia evitável

“A privatização de empresas em setores de grande impacto ambiental ou social, mais cedo ou mais tarde cobra seu preço da população. Ainda mais quando há impunidade de ocorridos anteriores, como no caso da Barragem de Samarco em Mariana.

A tragédia em Mariana é a maior com barragens no mundo em 100 anos. Esta, ainda que de volume menor, mas pela extensão que está sendo prevista, pode ter as mesmas consequências.

É mais um alerta, doloroso, de que a política de privatizações generalizadas com o afrouxamento de regras para conservação e preservação ambiental podem aumentar, e muito, tragédias como estas.

A persistir com estas políticas já anunciadas, o governo Bolsonaro vai piorar as coisas.

Só a ganância de ter lucros exorbitantes explica tanto desinteresse com a vida humana e com o meio ambiente!”

Senadora Gleisi Hoffmann.

To top